Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Caso tríplex arquivado reforça discurso de Lula e 'farsa' de Moro

Colaboração para o UOL

28/01/2022 13h42Atualizada em 28/01/2022 13h53

Na avaliação de Leonardo Sakamoto, colunista do UOL, o arquivamento do caso tríplex pela Justiça do Distrito Federal reforça o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que foi injustiçado pela Operação Lava Jato, e que o então juiz Sergio Moro (Podemos) manteve uma postura política nos julgamentos.

"Não sei se isso se traduz em voto a curto prazo, mas reforça o discurso de que Lula foi injustiçado na Lava Jato, e Moro tinha uma pauta política. A decisão do tríplex ajuda Lula a mostrar a 'farsa' de Sergio Moro nesse processo, do ponto de visto do petista", disse durante UOL News hoje.

A decisão que arquivou o caso é da juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília. "O Supremo Tribunal Federal declarou a incompetência territorial do Juízo da Seção Judiciária do Paraná para o processo e julgamento das ações penais, oportunidade em que foi decretada a nulidade de todos os atos decisórios", disse a juíza

Em dezembro, o MPF (Ministério Público Federal) citou prescrição e pediu o arquivamento do caso, também citando a decisão do STF que anulou as condenações do petista e transferiu o caso para Justiça Federal de Brasília.

A decisão citada tanto pela Justiça Federal do DF quanto pelo MPF foi tomada pela Suprema Corte em abril de 2021. Na ocasião, o STF seguiu o entendimento do ministro Edson Fachin de anular as condenações de Lula determinadas pela Operação Lava Jato.

Transparência de Moro

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o ex-juiz e presidenciável Sergio Moro vai revelar o valor recebido da consultoria Alvarez & Marsal em uma transmissão ao vivo com o deputado federal e aliado Kim Kataguiri (Podemos-SP) às 18h de hoje. Moro é pressionado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para que revele o quanto ganhou da empresa, para a qual trabalhou até o final do ano passado.

"Como uma pessoa que defende transparência, que homens e mulheres mostrem tudo, que não apenas sejam honestos, mas pareçam honestos, segura por tanto tempo informação sobre o valor que recebeu de uma empresa que tinha como maior parte dos clientes empresas brasileiras que foram alvo de Moro na Lava Jato?", indaga Sakamoto.