Topo

Esse conteúdo é antigo

'Tebet e Doria poderiam se unir para disputar 3ª via', diz Arthur Virgílio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2022 09h28

O ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgílio Neto repercutiu as declarações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sobre a viabilidade da terceira via nas eleições presidenciais. Para o tucano veterano, a senadora Simone Tebet (MDB) seria um nome forte para se unir a Doria.

Em live promovida ontem pelo grupo Parlatório, que teve a participação dos ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB), o governador paulista defendeu uma candidatura única para a chamada terceira via — alternativa proposta para se opor aos pré-candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

"Se a essa altura a Simone tem menos [intenções de voto] que o Doria e os dois são insuficientes [para vencer] pelos números atuais, eles poderiam estar unidos para galvanizar mais respeito e mais tempo de televisão", afirmou Virgílio, durante entrevista ao UOL News, apresentado pela jornalista Fabíola Cidral.

O ex-senador disse que Tebet é uma "pessoa de melhor nível" para estar ao lado de Doria na possível união da terceira via. "Mas não acho que devesse partir de tucano a ideia de começar uma negociação, dizendo 'quero propor um acordo e meu candidato é o vice'. Porque esse nosso candidato ganhou prévias, isso não pode ser passado por cima", apontou.

Para o ex-prefeito amazonense, Doria deve acompanhar atentamente os movimentos no entorno dele para decidir seus próximos passos na campanha presidencial. Arthur Virgílio também lamentou a falta de convergência dentro do próprio partido, e citou Aécio Neves como um dos personagens por trás disso.

"O Aécio não consegue se conter, vive de glórias passadas e joga de um jeito que, sinceramente, Tancredo não gostaria de ver ele jogando."

"Entendo que o Doria deve acompanhar atentamente os movimentos no entorno dele, conversar nas pessoas que ele confia, pois as iniciativas contra a candidatura dele são descabidas agora porque ele ganhou as prévias", disse Virgílio.

"Lamento muito não termos uma convergência. Tem a questão do ego dos candidatos. Tem o fato de quando alguém do PSDB diz para a Simone que ela tem mais chance que o Doria, causa uma coisa ruim para a candidatura do Doria. E dificulta a Simone eventualmente aceitar participar da campanha junto com o Doria porque ela gostaria de inverter as bolas."