Topo

Auditor próximo à família Bolsonaro é nomeado corregedor da Receita Federal

João José Tafner (vestindo camisa do Brasil) apoiou Eduardo Bolsonaro durante as eleições - Reprodução/Instagram
João José Tafner (vestindo camisa do Brasil) apoiou Eduardo Bolsonaro durante as eleições Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

01/02/2022 13h41

Próximo à família Bolsonaro, o auditor João José Tafner foi nomeado corregedor da Receita Federal pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A nova função foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º).

Até o fim do ano passado, o servidor ocupava o cargo de diretor financeiro da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), empresa pública federal também sob responsabilidade do Ministério da Economia.

Com a publicação hoje no DOU, Tafner passa a ocupar o cargo que estava vago desde julho de 2021, após a saída do auditor José Pereira de Barros Neto da função.

Segundo o jornal O Globo, Paulo Guedes chegou a indicar o auditor Guilherme Bibiani para o comando da corregedoria no ano passado, mas a nomeação teria sido travada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente Jair bolsonaro (PL).

O parlamentar, que já foi envolvido em investigação sobre a chamada "rachadinha", prática criminosa de peculato em que o funcionário público recebe parte do salário de seus subordinados, estaria interessado em um controle maior do órgão.

Esse controle, porém, informa o veículo de comunicação, estaria se concretizando com a nomeação de Tafner, que entra com a benção do filho "01" do presidente.

Há o entendimento por parte da defesa do senador de que a investigação enfrentada pelo parlamentar só se iniciou por uma suposta "atuação irregular" de auditores da Receita Federal no Rio de Janeiro.