Topo

Botelho: Encontro de Bolsonaro com Fachin e Moraes 'foi para inglês ver'

Colaboração para o UOL

07/02/2022 19h03

Em participação ao UOL News da noite de hoje, o colunista Augusto de Arruda Botelho comentou sobre a visita dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Alexandre de Moraes ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que durou cerca de dez minutos. Na avaliação de Botelho, o encontro "foi para inglês ver".

"Esse é um encontro protocolar, de praxe e que sempre acontece. Geralmente, as pessoas entram no gabinete, se cumprimentam, sentam, falam frases de efeito, tomam café e tratam do assunto. Se essa reunião durou só dez minutos, imagino que trataram efetivamente de algum tema concreto por pouquíssimos minutos. Então, essa reunião foi mais do que de praxe, mais do que protocolar, foi quase uma não reunião", disse o colunista.

"Foi uma reunião para sair na imprensa, uma reunião para inglês ver e só para poderem contar depois para todo mundo que essa reunião existiu."

Botelho disse ainda que o encontro não foi uma "trégua" entre o presidente da República, que coleciona vários embates com o Poder Judiciário, com os ministros.

"Entendo que na proximidade dessa eleição, o embate entre Bolsonaro e o Judiciário tende a cada vez piorar", avaliou.

Na reunião, os ministros convidaram oficialmente Bolsonaro para a posse da nova direção do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) — Fachin será o presidente e Moraes assumirá a vice-presidência do tribunal.