Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Bolsonaro: Governo tirou 50 brasileiros da Ucrânia e pode enviar 2 aviões

Brasileiros que tiveram ajuda do Itamaraty para deixar a Ucrânia - Reprodução/Facebook
Brasileiros que tiveram ajuda do Itamaraty para deixar a Ucrânia Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/02/2022 18h10Atualizada em 26/02/2022 19h14

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta tarde, que o governo levou 50 brasileiros que estão na Ucrânia para países vizinhos por causa da guerra com a Rússia, apesar de não especificar como isso foi feito.

Bolsonaro também afirmou que colocou dois aviões à disposição para uma possível missão de retirada de brasileiros do país europeu.

"Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres", escreveu Bolsonaro em seu perfil no Twitter.

Já em seu perfil no Facebook, Bolsonaro disse que hoje a Embaixada do Brasil em Kiev, capital ucraniana, coordenou o embarque de cerca de 40 brasileiros para a cidade de Chernivtsi, nas proximidades da fronteira da Ucrânia com a Romênia.

De acordo com o presidente, o grupo seguirá para a fronteira, onde serão recepcionados por funcionários da Embaixada do Brasil em Bucareste, capital romena.

Já houve confirmação de que outros brasileiros, acompanhados de outros cidadãos latino-americanos, cruzaram o mesmo ponto da fronteira hoje pela manhã e estão a caminho da capital romena
Jair Bolsonaro sobre saída de brasileiros da Ucrânia

Ainda segundo Bolsonaro, as aeronaves à disposição para uma possível incursão na Ucrânia são os aviões de transporte tático/logístico C-390 Millennium, produzidos pela Embraer. O presidente ainda cogitou acionar aviões comerciais e aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) para a operação.

"Mesmo diante de um cenário difícil, reforçamos: ninguém será deixado para trás. Peço aos brasileiros em territórios conflagrados que mantenham-se firmes, sigam as diretrizes e nos reportem qualquer incidente. Sei das dificuldades, mas não pouparemos esforços para resolvê-las", escreveu o presidente.

Pedido de ajuda

Desde o início dos ataques da Rússia à Ucrânia, o governo brasileiro vem sendo cobrado por uma estratégia para a retirada de brasileiros do país europeu. Com o espaço aéreo ucraniano fechado, quem tem conseguido sair do país por meios próprios está fazendo a viagem por quilômetros por via terrestre.

Hoje, a esposa do lateral brasileiro Juninho Reis, que atua pelo Zorya (situado em Luhansk, leste da Ucrânia), Vitória Magalhães, relatou o drama para tentar atravessar a fronteira do país rumo à Polônia. Os dois, junto com o filho pequeno, estão em deslocamento a pé desde o início da invasão russa.

Após andarem por cerca de 30 km até as proximidades da divisa entre os dois países, por volta das 16h30 de Brasília (21h30 locais), Vitória implorou por algum tipo de ajuda.

"Infelizmente a ajuda que estava tentando vir da Polônia foi barrada. Eles não conseguem passar a barreira. O café que estamos vai fechar 22h (locais) e não temos para onde ir ainda. Faltam três horas de caminhada, o frio está intenso e meu filho chora de frio. Não sabemos o que fazer. Eu imploro por ajuda, a caminhada terá que continuar. Nos ajudem, por favor", desabafou ela, em seu perfil no Instagram.