Bolsonaro: 1º avião da FAB com brasileiros da Ucrânia chega ao país na 5ª
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, na noite desta sexta-feira (4), que o primeiro avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com brasileiros resgatados da Ucrânia deve chegar ao Brasil na manhã da próxima quinta-feira (10).
Bolsonaro afirmou que a aeronave partirá de Varsóvia, capital da Polônia. Ela vai embarcar da Base Aérea de Brasília rumo à Europa na segunda-feira, 7, à tarde.
"Brasileiros que deixaram a Ucrânia e agora se encontram em Varsóvia, na Polônia entraram em contato conosco para que possam estar acompanhados de seus animais de estimação no voo de repatriação organizado pelo governo federal", postou Bolsonaro em seus perfis nas redes sociais.
Bolsonaro afirmou também que os animais de estimação dos brasileiros vão poder embarcar no KC-390 Millenniun que irá buscar os brasileiros. Segundo o presidente, o avião terá como destino Brasília.
Após contato com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, dei sinal verde à FAB para o embarque dos cães que acompanham aqueles brasileiros no retorno à pátria
Bolsonaro sobre repatriação de brasileiros que da Ucrânia
A missão do governo federal para repatriação de brasileiros que fogem da guerra da Ucrânia acontece depois de muita pressão para que o país elaborasse um plano de resgate desses cidadãos na Europa. Muitos, no entanto, não esperaram a ajuda oficial e se conseguiram retornar ao Brasil depois de muito sufoco.
O avião que vai embarcar de Brasília na segunda levará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária que será doado pelo Brasil para as vítimas da guerra.
Além desta aeronave, um outro avião da FAB está preparado para, caso necessário, participar da missão de resgate.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.