Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputados do PT vão ao Conselho de Ética da Alesp contra Arthur do Val

03.mar.22 - Arthur do Val foi à Ucrânia e disse que fez coquetéis molotov para o Exército - Reprodução
03.mar.22 - Arthur do Val foi à Ucrânia e disse que fez coquetéis molotov para o Exército Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/03/2022 16h24

Os deputados estaduais de São Paulo José Américo e Paulo Fiorilo, ambos do PT, vão protocolar uma representação no Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) contra o também deputado Arthur do Val (Podemos-SP) após a divulgação de um áudio em que ele diz que mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres".

No documento, ao qual o UOL teve acesso, eles pedem que seja apurado o cometimento de ato de quebra de decoro parlamentar, "com pedido sanção de cassação de mandato em decorrência de suas falas sexistas e misóginas contra as mulheres ucranianas, com especial ênfase a situação de vulnerabilidade em que se encontram devido ao conflito armado que ali ocorre". A Rússia invadiu há Ucrânia há dez dias, num conflito que já deixou centenas de civis mortos.

"A atitude do deputado Arthur do Val, além de inoportuna e incompatível com o decoro parlamentar, foi ultrajante não só para as mulheres ucranianas, que tiveram suas vidas destruídas por um conflito que não deram causa, mas acabou por ferir todas as mulheres do mundo, pois dignidade e respeito são conceitos universais", dizem os deputados no documento.

Hoje, do Val classificou sua fala como "um erro num momento de empolgação" e anunciou que desistiu da pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Conhecido como Mamãe Falei, ele viajou à Ucrânia, no último dia 28, com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito após a invasão da Rússia.

O parlamentar disse que os áudios foram mandados em um grupo privado para amigos e que se dedicou apenas ao que chamou de "missão" no período em que esteve no país. Em uma postagem nas redes sociais, ele afirmou que estava fazendo coquetéis molotov para o exército ucraniano. "Fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa."

Depois da divulgação das mensagens, o pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) disse ter rompido com do Val, seu aliado político.

O Podemos classificou como "gravíssima e inaceitável" a conduta do deputado e anunciou a abertura de um procedimento disciplinar para investigar as falas sexistas dele.