Topo

Esse conteúdo é antigo

Zambelli chama de 'caricatura' arte feita por bolsonarista, que rebate

Os seguidores de Zambelli se dividiram nos comentários da postagem entre concordar com a artista plástica ou apoiar a deputada - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Os seguidores de Zambelli se dividiram nos comentários da postagem entre concordar com a artista plástica ou apoiar a deputada Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Colaboração para o UOL

10/03/2022 11h49Atualizada em 10/03/2022 12h50

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) protagonizou mais um embate com os próprios seguidores nas redes sociais. Ela compartilhou no Twitter uma pintura em que aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) e a definiu como uma "caricatura", o que não agradou a artista responsável pelo desenho.

"Agradeço a Lucy pelo belo trabalho e sensibilidade em desenhar essa caricatura. Parabéns, querida, continue acreditando no Brasil, que vai dar certo!", escreveu a deputada na publicação.

A bolsonarista Lucimary Billhardt, que se identifica como artista plástica, rebateu a parlamentar. "Não entendo, sinceramente, a tua atitude, Carla. Sempre te admirei e apoiei, então de repente você muda comigo! Minha pintura não é caricatura, representa a luta de vocês contra a falsa justiça no Brasil, e com Bolsonaro e Jesus temos a verdadeira!".

Na pintura também aparece, ao fundo, uma reprodução da escultura "A Justiça", que está localizada em frente ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal). Seguidores apontaram uma semelhança entre a obra reproduzida por Lucimary e o PGR (Procurador-Geral da Justiça), Augusto Aras.

O UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa de Carla Zambelli. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Em resposta a uma outra seguidora que comentou na publicação, a deputada reforça que gostou do trabalho. "Eu também adorei o belo trabalho e fiquei muito feliz com a homenagem", escreveu.

Os seguidores de Zambelli se dividiram nos comentários da postagem entre concordar com a artista plástica ou apoiar a deputada. "Muito ofensivo com o trabalho da artista", disse uma seguidora. "Sou teu fã, Carla. Fiel, honesta e competente!", escreveu outro.

Zambelli é criticada por seguidores após viajar com verba pública

Em janeiro, a deputada federal Carla Zambelli se envolveu em outra polêmica com os seus próprios seguidores. Ela rebateu no Twitter críticas por ter usado verba pública da Câmara para viajar aos Estados Unidos entre os dias 19 e 23. Durante a viagem, ela participou da March for Life - marcha contra o aborto - e se reuniu com lideranças do conservadorismo norte-americano.

Segundo o site da Câmara dos Deputados, Zambelli gastou R$ 10.939,68 em quatro diárias e meia. O tipo ou valor das passagens consta no sistema como "não cadastrado ou não informado".

"Quem pagou a passagem para a senhora ir aos EUA? Estou perguntando como eleitor de São Paulo e da senhora em 2018", escreveu um seguidor da parlamentar no Twitter. Ela respondeu que a passagem foi fruto de recursos próprios.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa da deputada Carla Zambelli disse apenas que a parlamentar fez uma viagem representativa e que as passagens foram pagas com recursos próprios. Embora no site da Câmara conste 4,5 diárias, a assessoria afirmou inicialmente que foram três. Depois da publicação da matéria, a equipe da deputada reconheceu o erro e admitiu a quantidade de diárias.

Quem é a artista bolsonarista

Lucimary Billhardt retrata figuras da direita brasileira. Ao UOL TAB, ela contou que começou a se dedicar às pinturas depois de desenhar o presidente Jair Bolsonaro e perceber uma cruz em seus olhos.

"O presidente tem um rosto bem complexo. Ele consegue ser muitas coisas ao mesmo tempo, mas a expressão dos olhos é a mais difícil. [Você] pode não acreditar, mas ele é especial", disse Lucimary.

Os desenhos da artista começaram no papel e hoje são feitos em um programa próprio do Ipad. Ela já desenhou figuras da direita, como o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

No Twitter, Lucimary alterna entre publicar comentários políticos e divulgar sua arte. Ela resolveu desenhar a direita como uma forma de apoio após notar a ausência dos seus defensores em obras artísticas.

As obras dela se assemelham à arte naif, conceito que rejeita normas tradicionais de técnica e proporções da arte clássica, e que celebra o autodidatismo.