Topo

Esse conteúdo é antigo

Moraes dá 5 dias para governo explicar extradição de Allan dos Santos

Allan dos Santos é investigado no inquérito das fake news                              - Reprodução
Allan dos Santos é investigado no inquérito das fake news Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/03/2022 19h15

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes deu o prazo de cinco dias para que o Ministério da Justiça e Segurança Pública dê informações sobre o andamento do processo de extradição do blogueiro Allan dos Santos. O documento tem a data do dia 11 de março.

Oficie-se ao Secretário Nacional de Justiça para que, no prazo de 5 (cinco) dias, informe acerca do andamento do pedido de extradição de Allan Lopes dos Santos, investigado nestes autos, incluídas informações acerca das medidas adotadas no âmbito do Ministério da Justiça para a sua efetivação junto ao Governo dos Estados Unidos. Trecho do documento assinado por Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Allan dos Santos, alvo de investigações na Corte, em outubro do ano passado. Moraes agiu a pedido da PF (Polícia Federal) no inquérito das milícias digitais, que apura a atuação de grupos na internet contra a democracia e as instituições.

O blogueiro bolsonarista teve o perfil no Twitter suspenso por Moraes, e utiliza o Telegram como principal canal de divulgação de seus posicionamentos. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que grupos e canais políticos no Telegram tiveram crescimento explosivo no Brasil desde 2020, e o aplicativo deve ser um dos principais veículos de desinformação na eleição de 2022.

Mesmo foragido, Santos compareceu recentemente a um evento em Orlando, nos Estados Unidos, ao lado do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Ao UOL, o ministro alegou que não sabia que Allan dos Santos estaria na conferência.