Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro, sobre o golpe de 1964: Sem ditadura, 'seríamos uma republiqueta'

Do UOL, em São Paulo

31/03/2022 12h27Atualizada em 31/03/2022 15h09

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou hoje, durante cerimônia na qual oficializou a saída de ministros para a disputa das eleições, que o Brasil seria uma "republiqueta" se não fossem as obras do "governo militar", se referindo ao período em que o país viveu sob ditadura.

O que seria do Brasil sem as obras do governo militar? Não seria nada! Seríamos uma republiqueta.
Jair Bolsonaro (PL), presidente da República

O Brasil viveu os momentos mais duros da sua história recente na época da ditadura militar, que durou 21 anos, entre 1964 e 1985. O período foi marcado por torturas e ausência de direitos humanos, censura e ataque à imprensa, baixa representação política e sindical, precarização do trabalho, além de uma saúde pública fragilizada, corrupção e falta de transparência.

A declaração de Bolsonaro ocorre no dia em que o golpe militar completa 58 anos. O presidente ignorou a história brasileira e disse que "nada" ocorreu em 31 de março de 1964, quando o então presidente João Goulart foi derrubado e teve início o regime de exceção.

31 de março. O que aconteceu nesse dia? Nada. Nenhum presidente da República perdeu o mandato nesse dia. Congresso, com quase 100% dos presentes, elegeu Castello Branco presidente à luz da Constituição.

Bolsonaro elogiou obras faraônicas do período militar —que foram focos de corrupção— e ainda fez comparações entre a ditadura e o seu governo.

"O que seria da Amazônia sem Castello Branco, que criou Zona Franca de Manaus? Todos aqui tinham direito, deputado Silveira, de ir e vir", afirmou o chefe do Executivo, citando o deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ), que estava na plateia —ele está sob medidas restritivas por atentar contra a democracia. "A composição dos ministérios (na ditadura) era parecida com os meus ministérios", acrescentou.

Alvo frequente de Bolsonaro, o ministro do STF e ex-presidente do TSE Luís Roberto Barroso relembrou hoje, em suas redes sociais, a censura durante a ditadura militar no país. "Você sabia que durante a ditadura TODAS as músicas, TODOS os filmes e TODAS as novelas tinham que ser previamente submetidos ao Departamento de Censura? Você sabia que os jornais tinham censores nas redações decidindo o que podia ser publicado?, disse.

Ministério da Defesa: ditadura "fortaleceu democracia"

Ontem, o Ministério da Defesa, chefiado pelo general Braga Netto, divulgou ordem do dia dizendo que a ditadura "fortaleceu a democracia" e foi "um marco histórico da evolução da política brasileira".

"Nos anos seguintes ao dia 31 de março de 1964, a sociedade brasileira conduziu um período de estabilização, de segurança, de crescimento econômico e de amadurecimento político, que resultou no restabelecimento da paz no País, no fortalecimento da democracia, na ascensão do Brasil no concerto das nações e na aprovação da anistia ampla, geral e irrestrita pelo Congresso Nacional", escreveu o ministro.

Além disso, Braga Netto pontua no texto que o golpe combateu "os ideais antidemocráticos da intentona comunista". Ele afirmou, ainda, que as instituições se fortaleceram e "as Forças Armadas acompanharam essa evolução".

Logo no início de seu primeiro mandato, em 2011, Dilma Rousseff (PT) determinou que o dia em questão não fosse mais "comemorado". Antes disso, entre o início da redemocratização no Brasil e o fim do segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2010, os militares sempre lembravam a data. As menções sobre o golpe voltaram a ocorrer no governo Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, inclusive, já trataram da possibilidade de uma nova intervenção militar, justificando as falas com o artigo 142 da Constituição de 1988 —que não dá às Forças Armadas a função de atuar como moderador dos outros Poderes.

Recentemente, o presidente voltou a elogiar o coronel Carlos Brilhante Ustra, que atuou na ditadura militar, depois foi declarado torturador pela Justiça e morreu em 2015.

O ministro da Defesa é cotado para ser o vice na chapa presidencial de Bolsonaro. Em entrevista à Jovem Pan, há 10 dias, o presidente disse que já tinha escolhido seu vice e que o nome era de alguém de Belo Horizonte com formação militar. Braga Netto é natural da capital mineira e se formou pela Academia Militar de Agulhas Negras.

*Com informações do Estadão Conteúdo.