Topo

Esse conteúdo é antigo

Sérgio Camargo é exonerado da presidência da Fundação Palmares

Sergio Camargo deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados - Pedro Ladeira/Folhapress
Sergio Camargo deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

31/03/2022 06h59Atualizada em 31/03/2022 18h49

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, foi exonerado do cargo. A saída dele foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União) e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A publicação não informa quem será seu substituto. Camargo anunciou na terça-feira (29) que se filiou ao PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. O novo filiado deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.

"Filiei-me ao PL! Negros não precisam ser vítimas. Negros são livres. Pretos e brancos unidos. Palmares digna. Bolsonaro até 2026. Sigamos, patriotas!", disse ele na legenda de uma foto ao lado de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, publicada nas redes sociais.

A Fundação Cultural Palmares é de federação brasileira e, através da Lei nº 7668, serve para a preservação e promoção de valores culturais e sociais de negros e afro-brasileiros no país. É uma fundação vinculada ao Ministério da Cultura, com a lei criada em 1988.

Desde que assumiu o posto de presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo foi acusado de diversas declarações racistas e discriminatórias. Em fevereiro deste ano, o dirigente foi alvo de diversos pedidos judiciais depois de afirmar que o refugiado congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no Rio, era "vagabundo morto por vagabundos mais fortes".