Topo

Esse conteúdo é antigo

Arthur do Val anuncia que renunciará hoje ao mandato de deputado estadual

O deputado Arthur do Val no plenário da Assembleia Legislativa de SP  - Divulgação/Alesp
O deputado Arthur do Val no plenário da Assembleia Legislativa de SP Imagem: Divulgação/Alesp

Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo

20/04/2022 13h31Atualizada em 20/04/2022 20h27

Arthur do Val (União Brasil) anunciou que renunciará hoje ao seu mandato de deputado estadual. Ele enfrentava um processo de cassação na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). A carta de renúncia foi protocolada por volta das 20h na Alesp, conforme informou a assessoria do político.

Em comunicado obtido pelo UOL e que será protocolado na Alesp ainda hoje, Arthur do Val afirma que está sendo "vítima de um processo injusto e arbitrário". "Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim", disse.

Ele também acusa os outros deputados de instalarem o procedimento contra ele com o objetivo de impedir que ele se candidate nas próximas eleições.

No último dia 12, o Conselho de Ética da Assembleia aprovou por unanimidade o parecer do relator Delegado Olim (PP-SP) que indica a cassação de Arthur do Val. Para ser efetivada a cassação, porém, o caso ainda precisa passar pelo plenário da Casa.

Quando seu relatório foi aprovado, o Delegado Olim afirmou que "a justiça foi feita". Ele e a presidente do Conselho, Maria Lúcia Amary (PSDB), também disseram acreditar que o plenário seguiria o mesmo caminho.

O processo foi aberto após o vazamento de áudios do deputado com comentários sexistas. Nas gravações, ele afirma que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres".

Veja a íntegra do comunicado:

"Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições.

Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política.

Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos."

Ataques ao processo não são inéditos

Após passar um tempo com aparições públicas reduzidas e declarações mais comedidas, Do Val voltou na semana passada a assumir uma postura mais combativa. Em seu discurso ao Conselho de Ética, apesar de ter se desculpado pelas falas, o deputado chamou deputados de "escravos" do ex-presidente Lula (PT) e do atual, Jair Bolsonaro (PL).

"A verdade é que todos aqui me odeiam. Eu não nego isso. Além de toda minha conduta, vamos tirar a parte de ser combativo, esses fatos menores de eu não usar carro, motorista, verba de gabinete... Isso tudo já irrita todo mundo", disse. "Esse é um processo de cassação pelas minhas virtudes. Porque eu não sou como o PT que tem de ser escravo do Lula", completou.