Marcos Uchôa fala sobre virar político: 'Você é diminuído em reputação'
Depois de quase 40 anos como jornalista, Marcos Uchôa anunciou que vai mudar de carreira e entrar para política. Ele se filiou ao PSB e tentará ser deputado federal no Rio de Janeiro. Em entrevista ao UOL News nesta quarta-feira (20), ele admitiu que, ao fazer essa mudança na carreira, corre risco de perder reputação.
"Eu sei que existe o peso de ser visto que, ao virar politico, automaticamente você é diminuído em termos de reputação. Mas política é a coisa pública, é a vida da gente e, se você quer melhorar o mundo que a gente vive, tem que se meter", opinou Uchôa.
Ele admitiu que a mídia tem culpa dessa imagem negativa dos políticos e entende que essa ideia precisa ser mudada.
"Acho que a gente tem que resgatar imagem da política, que se tornou negativa. Nós da mídia tivemos responsabilidade sobre isso. No Brasil se criou uma cultura em que só se ataca o político. Será que nenhum prefeito fez algo de positivo? Em um país do tamanho do nosso, tem políticos que fazem coisas positivas, mas você não lê. Isso foi minando aos poucos a confiança do eleitor", analisou ele, que disse que nunca vai deixar de ser jornalista.
Voto declarado em Lula
Marcos Uchôa disse que entrou na política por uma questão regional, para melhorar as condições de gestão do Rio de Janeiro. Mas já se posicionou sobre a disputa nacional para presidente. Ele votará em Lula por entender que assim fortalecerá a democracia.
"Eu acho que nesse momento o principal candidato do Brasil para tirar Bolsonaro é o Lula. Minha posição particular é que votaria em qualquer um que fosse o principal candidato para tirar o Bolsonaro. Nesse momento é: queremos manter e fortalecer a democracia ou não? Ou afundar em um governo que, em um segundo mandato, o Bolsonaro se sentiria mais à vontade para atacar as instituições da democracia".
Uchôa também fez críticas ao PT e disse que o ideal seria o partido ter outro candidato, para haver alternância de poder.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.