Topo

Esse conteúdo é antigo

'Em luto': bolsonaristas lamentam condenação de Silveira; oposição comemora

O deputado federal Daniel Silveira na Câmara dos Deputados - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O deputado federal Daniel Silveira na Câmara dos Deputados Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/04/2022 21h58

Políticos bolsonaristas e da oposição usaram as redes sociais para repercutir a condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) por ameaças aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O placar foi quase unânime - 10 votaram a favor, e somente Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), se manifestou pela absolvição.

Ao todo, a pena foi fixada em oito anos e nove meses de prisão. Também foi determinada a perda do mandato e suspensão de direitos políticos. Silveira foi condenado por incitar à tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e por coação no curso do processo —quando a pessoa usa da violência ou ameaça para obter vantagem em um processo judicial.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse que a decisão é "uma prova que a democracia brasileira que já estava morta, agora está enterrada". No Twitter, a parlamentar compartilhou uma montagem do ministro Alexandre de Moraes e Daniel Silveira.

"Luto pela morte da Justiça", compartilhou.

A também deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) disse que o processo é "nulo desde a origem". Para defender Silveira, ela usou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como exemplo.

"Para o Lula sobraram garantistas e filigranas processuais. Para Daniel, acreditam que houve o devido processo legal?", escreveu.

A deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP) disse que nunca defendeu ou concordou com o vídeo do deputado. No entanto, se posicionou contra a condenação, já que na visão dela a situação deveria ser "no máximo, infração de menor potencial ofensivo".

O deputado federal Marco Feliciano (PL) chamou a decisão de "monstruosidade".

Já o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) defendeu uma pena de 90 dias de suspensão do mandato: "e nada mais que isto".

Oposição comemora

Políticos de oposição, por outro lado, comemoraram a decisão. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que a condenação foi um "recado dado aos fascistas de plantão".

"Grande dia para a democracia", escreveu.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) usou o Twitter para dizer: "lugar de fascista é na lata de lixo da história".

Já o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, comemorou a condenação e fez uma previsão: "em outubro é Bolsonaro!"