Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Bolsonaro compara Daniel Silveira a Jesus: 'Esse sorriso voltará'

21.04.2022 - Deputado Daniel Silveira foi condenado ontem a 8 anos e 9 meses de detenção - REUTERS
21.04.2022 - Deputado Daniel Silveira foi condenado ontem a 8 anos e 9 meses de detenção Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

21/04/2022 12h36Atualizada em 21/04/2022 12h57

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comparou o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a Jesus Cristo, após o parlamentar ser condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por estimular atos antidemocráticos e atacar instituições como o STF (Supremo Tribunal Federal).

Nossa maior referência foi o mais perseguido e mesmo assassinado com requintes de tortura. Se essa injustiça aconteceu com Jesus, não seremos nós a vir para a Terra para receber apenas aplausos. Esse sorriso da foto voltará, pois não há mal que dure para sempre. Se ele ainda não voltou é porque ainda não chegamos no final.
Eduardo Bolsonaro (PL), deputado federal

O comentário sobre a condenação de Silveira foi compartilhado no Facebook. Em menos de meia hora, o post acumulava mais de 12 mil interações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também compartilhou nas redes sociais uma mensagem em solidariedade a Silveira, com um pedido direcionado a ele: "Aguente firme".

"A felicidade mantém você doce, dores mantém você humano, quedas te mantém humilde, provocações te mantém forte, mas somente sua força de vontade te mantém prosseguindo", escreveu Flávio no Twitter.

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Silveira ficou conhecido por aparecer em um vídeo nas redes sociais quebrando uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) meses após seu assassinato, em março de 2018.

Em sua defesa, o então candidato ao cargo de deputado federal declarou que a placa foi retirada porque cobria a indicação com o nome oficial da praça, Floriano Peixoto.

Condenação

Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por estimular atos antidemocráticos contra o STF. A decisão foi tomada ontem, durante um julgamento realizado em Brasília.

Nove dos 11 ministros acompanharam a decisão de Alexandre de Moraes, relator do processo: Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

André Mendonça foi favorável a condenação de Silveira, mas defendeu uma pena menor, de apenas dois anos e quatro meses, em regime aberto.

Por outro lado, Kassio Nunes Marques votou a favor da absolvição do deputado. Tanto Nunes Marques quanto Mendonça foram indicados ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro.

Além da pena, ficou estabelecida a perda do mandato e dos direitos políticos, junto com uma multa de R$ 212 mil.