Topo

Esse conteúdo é antigo

Kennedy Alencar: Fala de Lula contra Doria é erro político e traz prejuízo

Colaboração para o UOL, em Maceió

21/04/2022 19h43

A fala proferida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) foi um erro político que beneficia apenas o tucano, conforme avaliou o colunista do UOL Kennedy Alencar.

Hoje, durante participação em um evento realizado em Heliópolis, na zona sul de São Paulo, Lula rememorou a derrota do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2016 justamente para Doria, e disse não ter compreendido o porquê de o petista ter sido derrotado.

Para Kennedy, revisitar o passado foi um erro na estratégia política do ex-presidente, pois o tucano está longe de ser seu principal adversário no pleito presidencial deste ano, haja vista as pesquisas com intenções de votos que apontam o petista na liderança, enquanto o ex-governador amarga uma das últimas posições.

"A fala do Lula é um erro político, porque o Lula atravessou a rua para escorregar na casca de banana. O Lula lidera as pesquisas e foi debater com candidato que é contestado dentro do próprio partido, e acaba servindo de escada para o Doria, que aproveita o momento para debater com o Lula. Então isso do ponto de vista da estratégia eleitoral, é um erro que o Lula comete. É um caminho que só traz prejuízo para o Lula e lucro para o Doria", explicou.

Segundo o colunista, o ex-governador paulista é hoje um nome fora da polarização política em torno da disputa pelo posto de chefe do Executivo Federal, portanto Lula não deve concentrar seus esforços no tucano, mas, sim, em seu oponente direto: Jair Bolsonaro (PL). Ainda, Kennedy lembrou que 2016 foi o auge da Lava Jato e Doria conseguiu se eleger na base do discurso da antipolítica, estratégia adotada pelo atual presidente na campanha de 2018.

"Doria está totalmente fora da polarização, com dificuldades para se viabilizar como candidato da terceira via, ganha de presente do Lula um debate sobre 2016, quando foi o auge da Lava Jato. O Doria, na verdade, antes do Bolsonaro, ele foi o precursor de se aproveitar da onda antipolitica, e depois, em 2018, o Bolsonaro entrou nessa onda da antipolítica. O debate do Lula tem que ser com Bolsonaro", completou.

Doria provoca Lula

Após Lula criticar vitória de João Doria para a prefeitura de São Paulo em 2016, o tucano provocou o petista e o convidou para um debate.

"Agradeço lembrança da minha vitória em 2016, Lula. Seguimos trabalhando para resolver os grandes problemas do Brasil: comida na mesa, emprego, dinheiro no bolso, sem esquecer, claro, o combate à corrupção. Sobre passado e futuro, vamos debater? Menos ódio, mais solução. Topa?", escreveu Doria no Twitter.

No evento, Lula alfinetou Doria ao relembrar a disputa que o tucano venceu em 2016 pela Prefeitura de São Paulo. Segundo o petista, a derrota foi uma de suas "maiores tristezas".