Villa: Bolsonaro mina as instituições; resposta da sociedade é tímida
O colunista do UOL Marco Antonio Villa disse hoje que o presidente Jair Bolsonaro (PL) mina gradualmente as instituições, como o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para criar um clima de tensão. Na semana passada, Bolsonaro anulou uma decisão do STF ao conceder perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).
"É um discurso golpista e a resposta da sociedade, até o momento, é extremamente tímida", afirmou Villa no UOL News. "Ele descumpre a Constituição, ataca outros Poderes e vai voltar a atacar as urnas e o TSE. Vai criar uma tensão muito grande".
Nós estamos num golpe ditatorial, homeopático. Bolsonaro está gradualmente minando as instituições, o Executivo está se sobrepondo aos outros Poderes e hoje sequer sabemos se teremos eleições em outubro.
Colunista do UOL, Marco Antonio Villa
Ele acrescentou: "No Judiciário do Brasil, temos cinco instâncias: a quinta é o Bolsonaro".
Hoje, Bolsonaro ameaçou desobedecer ao STF se a Corte aprovar a revisão do marco temporal, que poderia ampliar o número de terras indígenas demarcadas no Brasil. "E as pessoas vão achando que é normal", comentou Villa.
O ataque de Bolsonaro é um aceno aos ruralistas em ano eleitoral. Em evento hoje, Bolsonaro voltou a defender o projeto de lei em tramitação no Congresso que aprova exploração mineral em terras indígenas, e ainda disse ter escolhido "ministros técnicos" para o governo.
No UOL News, ele também criticou uma nota divulgada pelo Ministério da Defesa, que reagiu a uma fala do ministro do STF Luís Roberto Barroso sobre um possível uso das Forças Armadas para ameaçar ou interferir nas eleições deste ano. No texto, a Defesa diz que as falas são "irresponsáveis e ofensivas".
"É uma situação gravíssima. Me espanta o silêncio dos partidos políticos. O PT acha que ficando quieto garante as eleições, mas, ficando quieto, não vai ter eleições", afirmou Villa.
- Assista ao UOL News e veja os comentários completos de Marco Antonio Villa sobre as declarações de Bolsonaro:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.