Topo

Esse conteúdo é antigo

Alguém bem melhor que o Bolsonaro vai ganhar as eleições, diz Lula

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 09h21Atualizada em 02/05/2022 13h00

Em discurso na Praça Charles Miller, no Pacaembu, zona oeste de São Paulo, onde celebrou o Dia do Trabalhador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que alguém melhor que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), irá ganhar as eleições em outubro.

Se preparem porque alguém bem melhor que esse presidente vai ganhar as eleições e vocês vão ser convidados a sentar na mesa e restabelecer as condições de trabalho para resolver a vida dos trabalhadores. Lula, em discuto realizado em ato

O evento de 1º de Maio é tradicionalmente organizado pelas centrais sindicais brasileiras, mas em 2022 ganhou um significado a mais pela proximidade das eleições.

Simultaneamente, a ala bolsonarista organizou protestos a favor de Daniel Silveira, deputado federal cassado e condenado após ataques antidemocráticos ao STF (Supremo Tribunal Federal), em seguida perdoado pelo próprio presidente Bolsonaro.

O ex-presidente Lula também reservou parte do seu discurso para criticar seu principal adversário na disputa presidencial, o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). Ele disse que, "quem sabe", milicianos ligados ao chefe do Executivo mataram a ex-vereadora carioca Marielle Franco.

"Esse atual dirigente, que eu chamo de fascista e genocida, nunca se reuniu com dirigentes sindicais, governadores, prefeitos, movimentos sociais. Esse cidadão só governa para, quem sabe, os milicianos dele e alguns, quem sabe, com responsabilidade pela morte de Marielle [Franco, ex-vereadora carioca assasinada]".

Na fala, Lula também defendeu a garantia de direitos aos trabalhadores de aplicativo. O petista disse que eles são escravizados pelas empresas.

"A gente vai ter que sentar numa mesa e regulamentar a vida das pessoas que trabalham com aplicativo. A gente vai ter que dizer que esses companheiros que trabalham com aplicativo não podem ser tratados como se fossem escravos".

Lula diz que está "tudo formalizado" sobre eleição

Apesar de começar o discurso explicando à militância que não poderia falar sobre eleição, por causa da legislação eleitoral, o ex-presidente Lula disse que já está "tudo formalizado" sobre o pleito, sugerindo uma vitória.

"Logo, logo vai estar tudo formalizado e vamos acordar num belo dia do mês de outubro agradecendo a Deus pela liberdade, porque a liberdade finalmente abriu as asas sobre o povo brasileiro e vamos voltar a ser um país civilizado, as instituições vão se respeitar", afirmou o petista.

Pesquisa PoderData divulgada em 29 de abril pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 36%, uma diferença de cinco pontos percentuais.