Topo

Esse conteúdo é antigo

Em disputa com Lira em AL, Renan acusa presidente da Câmara de expor o STF

Renan Calheiros e Arthur Lira - Arte/ UOL
Renan Calheiros e Arthur Lira Imagem: Arte/ UOL

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 15h48

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) voltou a comentar sobre a eleição para mandato tampão para o governo de Alagoas e atacou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Em mensagem nas redes sociais, o parlamentar disse que Lira deseja "cancelar a eleição" pelo cargo Executivo do estado.

"A petição de Lira é litigância de má-fé, amadora e expõe irresponsavelmente o STF [Supremo Tribunal Federal]. A jurisprudência é farta. Trata-se de realização de eleição, mandamento da Constituição estadual, reproduzindo a Constituição Federal. Por que litiga Lira? Para cancelar a eleição", afirmou.

Calheiros fala de uma liminar assinada ontem pelo ministro Luiz Fux, do STF, para suspender a eleição indireta que estava agendada para ocorrer hoje. O poder em Alagoas está vago, já que o o governador Renan Filho (MDB) renunciou para se candidatar ao Senado em outubro.

O vice-governador eleito em 2018, Luciano Barbosa (MDB), também renunciou ao cargo em 2020 para ser candidato a prefeito de Arapiraca e venceu a disputa. Assim, é necessário eleger alguém para um "mandato tampão" que irá durar até o fim de dezembro deste ano.

A mensagem de hoje é mais uma da longa lista de acusações trocadas pelos dois políticos nos últimos dias.

No sábado (30/4), o senador insinuou novamente intenções antidemocráticas por parte de Lira. "Insistem em violar a Constituição, mal acostumados com o golpismo bolsonarista. Esquecem que ainda há Poder Judiciário para barrar seus arreganhos. Tomara que aprendam", escreveu.

O presidente da Câmara, por sua vez, acusou Calheiros de fazer o mesmo. "Sobre dar golpes, o senador Renan Calheiros entende bem. Foi assim que ele tentou conduzir o Congresso Nacional e, várias vezes, desrespeitou decisões judiciais", falou Lira na sexta-feira (29/4).

"Em Alagoas, achaca e interfere nos poderes, desrespeita a vontade popular e quer fazer do Estado a extensão do seu latifúndio. Não conseguirá!", completou.

Favorito da eleição

O favorito para ser eleito em Alagoas é o deputado Paulo Dantas (MDB). Apoiado por Renan Filho e seu pai, o senador Renan Calheiros, ele conta com o apoio de ao menos outros 14 deputados estaduais do MDB, conforme noticiou o colunista do UOL Carlos Madeiro.

Dantas, por sinal, já foi escolhido pelo MDB para disputar a eleição representando o grupo que venceu as duas últimas eleições no estado.

A disputa opõe os dois maiores grupos políticos locais, liderados pelo senador Renan e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que apoia a candidatura de Davi Maia (União Brasil) e defendia a suspensão da eleição no formato proposto no edital.