Topo

Esse conteúdo é antigo

Mourão diz que Lula precisa 'medir as palavras' após fala sobre policiais

Vice-presidente Hamilton Mourão do lado de fora do Palãcio do Planalto -
Vice-presidente Hamilton Mourão do lado de fora do Palãcio do Planalto

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 14h51

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), disse hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa "medir mais as palavras". O comentário ocorre após o petista ter dito que o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), "não gosta de gente, ele gosta de policial".

"O Lula ultimamente só tem atravessado o samba, o problema é dele. Tem que medir mais as palavras", afirmou Mourão em conversa com jornalistas.

Ontem, o ex-presidente se retratou. "Quero aproveitar e pedir desculpa aos policiais desse país, porque, muitas vezes, cometem erros, mas muitas vezes salvam muita gente do povo trabalhador. Temos que tratá-los como trabalhadores nesse país", disse, ao lado de lideranças sindicais e políticas.

O militar da reserva também falou sobre as manifestações de ontem, que aconteceram em diversas partes do país tanto para apoiar Lula quanto Bolsonaro. "Os atos foram normais, sem complicações", disse Mourão.

Bolsonaro rebate fala de Lula

Além de viralizar nas redes sociais, a gafe cometida por Lula foi criticada por Bolsonaro. "Um cara de nove dedos falou que eu não gosto de gente, que só gosto de polícia", afirmou hoje, em tom de deboche, a apoiadores que o aguardavam na entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Ontem, o presidente usou as redes sociais para responder à fala do petista e dizer que defende "o cidadão de bem". Sem citar Lula, Bolsonaro publicou um vídeo antigo no qual ele fala sobre redução da maioridade penal, chama detentos de "vagabundos" e defende a legítima defesa no campo contra o MST.

"Enquanto uns acham que policial não é gente e que tem que soltar jovens ladrões, traficantes e latrocidas, nós sempre defendemos o cidadão de bem", escreveu.

Lula diz que está "tudo formalizado" sobre eleição

Participando de ato de 1º de Maio em São Paulo, o ex-presidente Lula disse que já está "tudo formalizado" sobre o pleito, sugerindo uma vitória.

"Logo, logo vai estar tudo formalizado e vamos acordar num belo dia do mês de outubro agradecendo a Deus pela liberdade, porque a liberdade finalmente abriu as asas sobre o povo brasileiro e vamos voltar a ser um país civilizado, as instituições vão se respeitar", afirmou o petista.

Pesquisa PoderData divulgada em 29 de abril pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 36%, uma diferença de cinco pontos percentuais.