Topo

Esse conteúdo é antigo

Após virar réu, Kajuru se diz perseguido por ministros do STF: Foi vingança

Senador Jorge Kajuru virou réu, após o STF aceitar seis queixas-crimes contra ele - GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO
Senador Jorge Kajuru virou réu, após o STF aceitar seis queixas-crimes contra ele Imagem: GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedro Paulo Furlan

Do UOL, em São Paulo*

04/05/2022 16h32

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) informou em suas redes sociais que vai recorrer da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que o tornou réu em seis queixas-crimes por injúria e difamação.

De acordo com Kajuru, o recurso é justificado, já que considera a decisão "absolutamente injusta, contrária à consolidada jurisprudência do próprio Supremo Tribunal Federal". O senador também apontou que o julgamento foi uma retaliação por parte dos ministros em razão de sua atuação no parlamento a favor de investigações no judiciário.

"A meu ver, foi julgado o pedido que fiz de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito da Lava Toga e os pedidos de impeachment de membros daquela Corte. O julgamento de hoje foi uma oportunidade de retaliação e exercício de vingança às minhas ações e manifestações públicas", opinou Kajuru.

O político também chamou a aceitação das queixas-crimes de "uma forma canhestra de cassar meu mandato e de violar o voto de mais de um milhão e meio de goianos que me elegeram, à minha maneira, para representá-los".

Kajuru é réu por publicações nas redes sociais

O parlamentar por Goiás virou réu por manifestações em redes sociais.

Em transmissões ao vivo, o senador chamou o colega parlamentar Vanderlan Cardoso (PSD-GO) de "pateta bilionário" e "senador turista" que "entrou na política por negócio".

Além disso, insultou o ex-secretário de transportes de SP, Alexandre Baldy, afirmando que ele era um "bandido" e "rei do toma lá dá cá".

De acordo com a defesa do parlamentar, essas declarações não tem nenhuma "relação com a atividade parlamentar" e são englobadas pela liberdade de expressão.

Em sua nota, Kajuru afirma que não mudará seu "jeito combativo e minha posição intransigente de defesa da moralidade, da honestidade e da falta de paciência e tolerância com aqueles que usam dos cargos e funções que ocupam para benefício próprio".

NOTA DO SENADOR JORGE KAJURU. pic.twitter.com/sv5QVOysd9

*Com informações do Estadão Conteúdo.