Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales Faria: 'Declaração de Bolsonaro sobre Daniel Silveira é risível'

Colaboração para o UOL, em Brasília

26/05/2022 19h33

O colunista do UOL Tales Faria lembrou hoje que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi fotografo em mais de uma ocasião ao lado do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) ao comentar que é "risível" a declaração do mandatário de que "mal conhece" o parlamentar bolsonarista.

"Para parafrasear Fernando Pessoa, Bolsonaro é um fingidor. Finge tão completamente que chega a acreditar nas mentiras que deveras mente. Bolsonaro viajou em avião e se deixou fotografar ao lado de Daniel Silveira. Ele fez atos no Palácio, ao lado de Daniel Silveira. É risível que ele diga dizer que mal conhece Daniel Silveira", analisou Faria em participação no UOL News.

Em entrevista hoje, o presidente colocou em dúvida o fato de Silveira ser chamado pela imprensa de deputado bolsonarista.

"O caso do Daniel Silveira [dizem] que é deputado bolsonarista. Tenho pouco contato com Daniel. Sabia que era do Rio de Janeiro, cabo da PM, tinha suas posições, falou coisas que não gostaria de ouvir dele. Agora, nove anos de cadeia começando regime fechado, cassação de mandato, inelegibilidade e multa é abuso."

O presidente citou o deputado enquanto fazia críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro concedeu indulto individual a Silveira após o deputado ter sido condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, além do pagamento de multa e perda dos direitos políticos.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) acusou o parlamentar de ameaçar integrantes do Supremo —tecnicamente, ele foi enquadrado nos crimes de coação no curso do processo (uso de violência ou de ameaça para obter vantagem em processo judicial) e de incitação à tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes.