Topo

Bolsonaro faz 'motocross' em GO e retoma 'aborto' e 'comunismo' em discurso

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

31/05/2022 11h19Atualizada em 31/05/2022 13h04

Em agenda oficial com cara de campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve hoje (31) em Jataí, no interior de Goiás, onde participou da comemoração de 127 anos da cidade e da inauguração de um complexo poliesportivo. Na chegada ao município, sem capacete e ao lado de apoiadores e aliados políticos, o governante fez uma "motociata" em chão de terra batida e transmitiu ao vivo o deslocamento nas redes sociais —as cenas lembraram a prática do motocross (modalidade estilo off-road), segundo comentários de internautas.

Em discurso na cidade, Bolsonaro voltou a enfatizar a chamada pauta de costumes, uma de suas principais bandeiras na vitoriosa campanha eleitoral de 2018. Ele explorou temas como aborto, comunismo, ideologia de gênero, religião, patriotismo e armamentismo.

Disse o chefe do Executivo que "esse governo [em referência a si mesmo] é radicalmente contra o aborto, contra a ideologia de gênero e contra o comunismo". Destacou ainda que a gestão federal "é temente a Deus acima de tudo" —a declaração é questionável, pois o Estado é considerado laico de acordo com a Constituição. O artigo 19 da Carta Magna diz que é "vedada à União" "criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si".

No palanque em Jataí, Bolsonaro também repetiu o discurso sobre o que considera ser "a liberdade" dos brasileiros e declarou que "fará tudo para que esse povo continue livre", "apesar da tentativa de alguns de mudar o nosso regime" —a fala é uma crítica indireta às instituições e autoridades que divergem do governo ou que vão na contramão dos seus interesses pessoais.

Segundo o pré-candidato à reeleição, "poucas pessoas mandam muito no Brasil, mas nenhuma delas manda em tudo no nosso Brasil". Ele disse ainda aos apoiadores ser um "servidor" deles e que irá "para o lado" que eles "assim apontarem".

Além das questões do aborto e do repúdio ao comunismo, temas que ajudam a engajar a base bolsonarista, o presidente também voltou a defender o armamentismo no país —mais um expoente da pauta de costumes. "Povo armado jamais será escravizado. A arma de fogo nas mãos do cidadão de bem... Mais do que defender a sua família, ele passa a defender a sua pátria."

Em relação à corrida presidencial deste ano, Bolsonaro disse apenas que "eleições limpas, democráticas e auditáveis são a garantia da nossa democracia".

O presidente esteve em Jataí ao lado de aliados como o deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), que deve lançar candidatura ao governo do estado.

Ainda hoje, durante a tarde, Bolsonaro viajará para a Bahia, onde tem agenda confirmada no município de Luís Eduardo Magalhães.