Topo

Esse conteúdo é antigo

Alesp aprova censura a deputado bolsonarista por ameaçar Lula com arma

Lula foi ameaçado pelo deputado estadual Coronel Telhada - Reprodução
Lula foi ameaçado pelo deputado estadual Coronel Telhada Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Maceió

21/06/2022 22h40

Por cinco votos favoráveis e quatro contrários, o Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou, hoje, uma moção de censura contra o deputado estadual bolsonarista Coronel Telhada (PP-SP), após o parlamentar postar vídeo em que ameaça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma arma de fogo.

Em abril, o deputado compartilhou nas redes sociais um vídeo em que ameaça Lula devido ao fato de o petista ter convocado as lideranças sindicais a pressionarem os deputados e senadores para que aprovem medidas favoráveis à classe trabalhadora diretamente em seus respectivos estados em vez de irem até Brasília.

Incomodado com a recomendação do ex-presidente, Telhada gravou um vídeo nas dependências da Alesp em que desafia Lula a ir para a frente de sua residência.

"Lula, vai lá em casa incomodar minha mulher, meus filhos, meus netos. Estou te esperando lá, você e todo seu bando. Pode vir quente que a gente tá fervendo", declarou o parlamentar, enquanto mostrava sua arma presa à cintura.

Na ocasião, a deputada estadual Márcia Lia (PT-SP) acionou o Conselho de Ética da Alesp sob a alegação de quebra de decoro por parte do Coronel Telhada. Lia apontou que o vídeo é grave por atingir não apenas o ex-presidente, mas também outros deputados, dirigentes e militantes petistas. A queixa da parlamentar foi acatada pela maioria dos deputados, que aprovou a moção de censura ao bolsonarista.

No Twitter, o presidente do Conselho de Direitos Humanos da Casa, deputado Emídio de Souza (PT-SP), celebrou a aprovação da censura, e destacou que a tribuna da Assembleia é "para debater" projetos, "não para [fazer] ameaças".

"O Conselho de Ética da Alesp aprovou a pena de censura ao deputado bolsonarista que usou uma arma para ameaçar o presidente Lula. Tribuna é para debater e propor, não para ameaçar. Aprenda, Coronel Telhada!", escreveu.