Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado do PDT aciona MPF contra colega pastor por homofobia

Deputado federal pastor Isidório - Divulgação Avante
Deputado federal pastor Isidório Imagem: Divulgação Avante

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 17h30Atualizada em 27/06/2022 14h41

O deputado federal David Miranda (PDT-RJ) enviou uma representação ao MPF (Ministério Público Federal) contra o Pastor Isidório (Avante), também deputado federal.

A ação de Miranda leva em consideração falas do pastor evangélico mostradas em uma reportagem do Fantástico, da TV Globo. Imagens exibidas no programa mostravam Isidório afirmando que é "ex-homossexual" e zombando de pessoas LGBT: "Vai procurar um jegue. Você nasceu foi macho".

O pastor fez essas afirmações em um palco de uma fundação que acolhe e ajuda dependentes químicos. A reportagem do Fantástico expôs violações de direitos humanos na clínica.

Em outro momento, o deputado do Avante critica pessoas trans: "Você deixou o diabo lhe enganar. Você deixou o médico cortar seu pé de sofá. O diabo diz ao homem que ele pode ser mulher, aí ele se veste todo, bota silicone".

Na representação, Miranda acusa Isidório de adotar "práticas que violam os direitos humanos, com imposição de humilhações aos dependentes químicos atendidos pela instituição, que sofrem uma rotina de castigos, tendo sua orientação sexual reprimida, além de também não terem sua liberdade religiosa respeitada".

O parlamentar do PDT pediu que as falas de Isidório sejam enquadradas na Lei de Racismo, que "criminaliza qualquer tipo de discriminação por conta de orientação sexual ou identidade de gênero".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no título e primeiro parágrafo da matéria inicial, o deputado Pastor Isidório não é apoiador do presidente Jair Bolsonaro. O erro foi corrigido.