Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro aplaude Anitta dizendo não ser petista, mas omite crítica a ele

Bolsonaro reproduziu mensagem em que Anitta criticou o PT, mas omitiu o restante da mensagem, contrária ao presidente - Anitta (Reprodução/Quotidien) e Bolsonaro (Evaristo Sa/AFP)
Bolsonaro reproduziu mensagem em que Anitta criticou o PT, mas omitiu o restante da mensagem, contrária ao presidente Imagem: Anitta (Reprodução/Quotidien) e Bolsonaro (Evaristo Sa/AFP)

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

16/07/2022 19h57Atualizada em 17/07/2022 12h38

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reproduziu hoje, no Twitter, parte de uma publicação em que a cantora Anitta se posicionou politicamente. O perfil do presidente publicou, com sinais de aplauso, o início de um fio (sequência de tuítes) em que a artista afirmou que não é apoiadora do PT e não autoriza o uso da imagem dela em campanhas petistas. Horas depois, o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na discussão.

Bolsonaro contudo, omitiu o restante da mensagem, em que Anitta ataca o atual mandatário. Ela diz que apoiará a imagem do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, por entender que é ele quem tem mais chances de tirar Bolsonaro. Para Anitta, a "escolha nessas eleições foi de trazer engajamento e mídia temporário" a Lula, mas o PT e seus candidatos não podem usar o nome dela para se promoverem.

Uma hora depois do post de Anitta, Bolsonaro tuitou símbolos de aplausos com um recorte apenas da primeira parte da mensagem: "Atenção candidatos do PT, atenção partido PT. Eu NÃO SOU uma apoiadora do PT e NÃO SOU petista. Não autorizo o uso da minha imagem para promover este partido e seus candidatos".

A mensagem de Anitta, porém, prosseguiu: "minha escolha nessas eleições foi de trazer engajamento e mídia para a pessoa que tem maior chance de vencer Voldemort nessas eleições. Depois de muitas pesquisas a conclusão é de que essa pessoa é o Lula", afirmou. Em seguida, explicou que seus ideais para o futuro "ficam para as próximas eleições".

O ex-presidente, então, respondeu a cantora. "De fato você só declarou seu apoio por mim e sei que não é petista. O PT tem milhões de militantes, simpatizantes e também tem gente que não gosta do partido mas mesmo assim está conosco nesta caminhada, porque precisamos que o Brasil volte a ter democracia e paz", escreveu.

Seguidores de Anitta criticaram o posicionamento da cantora nos comentários dela. Eles lembraram que a artista publicou, na última quarta (13), uma foto com o escrito "Lula", em que o braço dela faz as vezes de L, e uma imagem com a estrela símbolo do PT foi colocada sobre as calças vermelhas dela.

Hoje, mais cedo, a cantora havia publicado uma foto em que faz o sinal de L com a mão. A mensagem foi de duplo sentido, já que vinha com a legenda Lollapalooza, show do qual ela vai participar hoje, em Paris.

Anitta é abertamente crítica a Bolsonaro, com quem já trocou hostilidades pelo Twitter. A cantora, no entanto, guardou distância do PT e já declarou ter votado, nas eleições passadas, na ex-candidata Marina Silva (Rede), que seria a "presidente dos sonhos" dela. A ex-ministra do Meio Ambiente ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2010 e 2014.