Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Moraes está certo em ter tolerância zero com ataques à democracia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/07/2022 19h12

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), agiu de maneira correta ao decretar a prisão temporária de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, que ameaçou integrantes da corte e lideranças de esquerda em vídeos nas redes sociais, avaliou o colunista Leonardo Sakamoto, durante participação no UOL News.

O homem foi preso hoje pela Polícia Federal, em Belo Horizonte. Para Sakamoto, o youtuber é um criminoso por atacar instituições democráticas, logo, a detenção foi necessária. "Moraes está certo. O Brasil precisa ter tolerância zero com ataques à democracia. Passou o momento de falar 'isso não dá em nada'", disse o jornalista.

Identificado nas redes sociais como "Terapeuta Ivan" ou "Terapeuta Papo Reto", Ivan é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em um dos vídeos, ele cita o feriado de 7 de setembro e profere ameaças aos ministros do STF, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à presidente do PT, Gleisi Hoffmann e ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ).

"Ele usou a internet para conclamar os colegas ultraconservadores para, no 7 de setembro ou em qualquer outra datam invadirem o STF, cometer um crime", afirmou Sakamoto. "O Brasil passou muito tempo tolerando os intolerantes", acrescentou.

O colunista do UOL avalia que, assim como Ivan, muitas outras pessoas usaram a liberdade da democracia para atacá-la nos últimos anos.

"Todos os pensamentos têm que ser livres exceto os que fomentam o ódio e a violência", disse.

Sakamoto acha que a prisão do bolsonarista serve para "preparar" o Brasil para o próximo feriado da Independência.

"O 7 de setembro será um momento em que o presidente vai juntar todo mundo e fazer uma demonstração de força pensando exatamente na preparação de um golpe de Estado caso não vença as eleições", afirmou o colunista.

"E o STF está, por outro lado, colocando na mesa que não irá aceitar esse tipo de coisa. Isso é um recado importante para as pessoas."

Assista ao UOL News na íntegra: