Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro faz piada misógina com Michelle: 'Fala alto, vai aprender Libras'

Do UOL, em São Paulo

27/07/2022 17h34

Enquanto falava hoje com apoiadores no cercadinho, o presidente Jair Bolsonaro fez uma piada misógina com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O chefe do executivo disse que ela teria aprendido libras a seu pedido "por falar alto demais em casa".

O contexto da piada eram os elogios que os apoiadores faziam à Michelle, especialmente por conta do discurso dela na convenção que oficializou a candidatura de Bolsonaro à reeleição. O próprio presidente antes de fazer a piada reforçou os comentários positivos.

Ao ouvir que sua esposa merecia ser parabenizada, ele brincou "Parabenizar por me aturar?". Uma apoiadora chegou a elogiar o visual da primeira-dama também.

Depois, ele fez a piada misógina com Michelle Bolsonaro. "Mas como ela falava muito alto comigo em casa eu falei 'tu vai aprender libras' e ela aprendeu libras". Tanto ele como os outros presentes riram.

Não foi a única "piada" na ocasião. Bolsonaro disse ganhar R$ 33 mil, mas não gastar quase nada, porque quem gastaria seria sua mulher. "Inclusive, todo dia quando levanto, ela me pede R$ 5 mil". Ao ser perguntado sobre como Michelle gastava o dinheiro, ele disse não saber, porque nunca havia dado.

Bolsonaro tem dificuldades com voto feminino

Na convenção, Michelle teve grande destaque como estratégia da equipe do presidente em tentar conquistar o voto feminino ou diminuir a rejeição de Bolsonaro entre essa fatia do eleitorado.

A rejeição do eleitorado feminino a Bolsonaro foi registrada em pesquisa do Datafolha, sendo considerada alta entre as mulheres de todas as rendas. Com o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o público feminino tende a rejeitá-lo mais conforme o ganho salarial aumenta.

O levantamento também apontou que Lula tem vantagem entre as mulheres independentemente da classe social e que ele seria o vencedor em todas as faixas salariais, se consideradas apenas as eleitoras. O petista lidera a maioria das pesquisas de intenção de voto, sendo seguido por Bolsonaro no segundo lugar.

No discurso na convenção, Michelle tentou retirar de seu marido a fama de machista ao elencar leis sancionadas por ele que beneficiaram mulheres. Porém, nem todas as leis partiram de seus aliados.

Os discursos sobre o Auxílio Brasil também costumam focar no fato de que as mulheres costumam ser as chefes de família e por isso a ação beneficiaria prioritariamente as mães.