Topo

Esse conteúdo é antigo

Janones diz que pode retirar candidatura: 'Vou colocar Lula na parede'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/08/2022 10h06

Candidato à Presidência pelo Avante, o deputado federal André Janones disse, em entrevista ao UOL, que pode desistir de concorrer às eleições caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abrace todas as suas propostas. A decisão deve acontecer na quinta-feira (4), quando os dois políticos têm uma reunião marcada.

"Eu vou encontrar o Lula e, se ele acampar as minhas principais propostas, eu desisto da candidatura", afirmou Janones no programa UOL News. "Não vou deixar ninguém me passar um 'melzinho' para me enganar e me fazer de bobo. Eu não vou entrar em propostas vagas. Vamos cobrar medidas objetivas e colocarei ele contra a parede", acrescentou.

Janones esclareceu que continuará como candidato caso não haja acordo com o petista. "Sou um candidato de três pontos na pesquisa [eleitoral], mas vou negociar com ele como se tivesse 30 pontos. Ou seja, vou pedir muito em termo de propostas."

O deputado disse que a reação à divulgação de sua reunião com Lula o fez ter convicção de que a sociedade deixou de acreditar ser possível "fazer política de uma maneira menos pragmática", o que, segundo ele, acontece agora por causa da polarização entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Eu não vou interromper a minha campanha. Eu sou candidato à Presidência da República, o meu nome foi aprovado em convenção. Não preciso buscar espaço na mídia para garantir uma reeleição. Não é que minha candidatura à Presidência não é viável eleitoralmente, é que a gente não conseguiu vencer a polarização."

"Então, pode ser que eu retire [a minha candidatura], não acho o mais provável, mas deixo o meu pesar em ver que nós enquanto coletividade deixamos de acreditar que alguém possa fazer política por um ideal, para discutir propostas, e não em busca de interesse pessoais", completou.

O político ainda negou que teria interesse em chefiar algum ministério num possível mandato de Lula. "Não aceitaria. Eu amo ser deputado federal, acho que posso servir muito ao país no Congresso Nacional e contribuir com o próximo ministro talvez até mais na Câmara dos Deputados."

"Se eu mantiver a candidatura ou decidir apoiar Lula, eu vou entrar de cabeça na campanha. Para mim não tem meio-termo, principalmente no momento que vivemos hoje com a democracia em risco", afirmou Janones.

Veja mais notícias do dia no UOL News: