Topo

Esse conteúdo é antigo

Com novas confirmações, número de candidatos a presidente já chega a 10

31.07.2022 -- Candidatos a presidente do Novo, PCB, PSTU e PROS - Divulgação/Novo; Luiza Magalhães/PCB RJ; Romerito Pontes/Divulgação; Reprodução/Instagram
31.07.2022 -- Candidatos a presidente do Novo, PCB, PSTU e PROS Imagem: Divulgação/Novo; Luiza Magalhães/PCB RJ; Romerito Pontes/Divulgação; Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

31/07/2022 22h50Atualizada em 31/07/2022 23h04

O quadro de candidatos a presidente nas eleições de outubro está se definindo. Neste fim de semana, mais quatro partidos oficializaram seus nomes à disputa pelo Planalto, todos nanicos: Novo, PCB, Pros, PSTU. Com isso, já são 10 os postulantes a chefe do Executivo.

No sábado (30), o Partido Novo confirmou o nome do cientista político Felipe d'Avila como candidato ao Palácio do Planalto. Também no sábado, o PCB homologou a candidatura da professora e economista Sofia Manzano a presidente.

Já neste domingo (31), o Pros anunciou o coach motivacional e palestrante Pablo Marçal como seu nome para concorrer ao comando do Planalto. Ainda no domingo, o PSTU oficializou a candidatura de Vera Lúcia, operária sapateira e cientista social.

No último Datafolha, só dois desses candidatos pontuaram, com 1% de intenção de voto cada, dentro da margem de erro: Marçal e Vera Lúcia.

Os quatro novos candidatos se somam a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Leonardo Péricles (UP).

A candidatura de Janones, porém, pode ser retirada. O hoje deputado federal considera desistir para apoiar Lula.

Outras desistências já ocorreram. Neste domingo, Luciano Bivar (União Brasil) anunciou que deixou a disputa — o partido estuda lançar outro nome em seu lugar. Em maio, João Doria (PSDB), isolado no PSDB, também desistiu de concorrer — hoje o partido apoia Tebet.

Ainda há indefinição sobre uma possível candidatura do general Santos Cruz (Podemos). Militar da reserva do Exército e ex-ministro de Bolsonaro, Santos Cruz rompeu com o presidente.

Já o DC pretende confirmar a candidatura de José Maria Eymael na próxima semana — caso se confirme, será sua sexta disputa presidencial.

Os partidos têm até 15 de agosto para oficializar os registros dos candidatos à Presidência na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para 2 de outubro. Já o segundo, se for necessário, deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Lula lidera pesquisa, diz último Datafolha

O ex-presidente Lula segue na liderança nas pesquisas de intenção de voto para presidente, segundo pesquisa Datafolha da última quinta-feira (28). O petista lidera com 47% dos votos totais. Em segundo lugar, está o presidente Jair Bolsonaro, com 29%. Esse cenário daria a vitória

Em terceiro lugar, bem distante dos primeiros, aparece Ciro Gomes (8%).

Todos os demais candidatos ou pontuaram dentro da margem de erro — de dois pontos percentuais para mais ou para menos — ou sequer pontuaram.

Simone Tebet aparece com 2% e André Janones, Pablo Marçal e Vera Lúcia têm 1% cada. Leonardo Péricles, Felipe d'Avila e Sofia Manzano não pontuaram.

Os pré-candidatos José Maria Eymael (DC) e general Santa Cruz (Podemos) também estão zerados.