Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem consenso com Zema, Bolsonaro fecha apoio a Carlos Viana em MG

Senador Carlos Viana (PL-MG) - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senador Carlos Viana (PL-MG) Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 18h17Atualizada em 02/08/2022 18h31

O presidente Jair Bolsonaro (PL) definiu apoio à candidatura do senador Carlos Viana (PL) ao governo de Minas Gerais. A decisão aconteceu em reunião na tarde de hoje, no Planalto, com a presença do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.

O vice será indicado pelo União Brasil. Para compor a chapa, o candidato a senador será o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC-MG).

"Nós avaliamos o cenário atual em Minas Gerais, e qual era a melhor decisão para o trabalho de reeleição do presidente Jair Bolsonaro em nosso estado. Ficou decidido que a minha candidatura ao governo está mantida", disse Viana.

De acordo com Viana, essa é uma decisão "em definitivo". Com isso, o governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), que tem proximidade com Bolsonaro, teria sido avisado pelo próprio presidente sobre o apoio.

O presidente Bolsonaro deixou claro que o principal objetivo é nós mostrarmos para Minas Gerias o quanto já foi feito pelo estado, e naturalmente os planos que teremos para o futuro e para melhorar a vida de todos os mineiros
Senador Carlos Viana (PL-MG)

Além do presidente do partido, de Bolsonaro e Viana, o senador Flávio Bolsonaro também participou da reunião. Presidentes do União Brasil e do Republicanos em Minas Gerais, Marcelo Freitas e Gilberto Abramo, também participaram.

Cenário em Minas Gerais

Pesquisa da Real Time Big Data, contratada pela TV Record, e divulgada em 21 de julho, mostra o atual governador Romeu Zema liderando a corrida para o governo de Minas Gerais. O atual mandatário tem 44% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 33%.

Já o senador Carlos Viana (PL) está em terceiro, com 8%. O deputado federal Marcus Pestana (PSDB), com 2%, empata no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais com Viana. Ele também empata com as professoras Lorene Figueiredo (PSOL), que tem 1%, e Vanessa Portugal (PSTU), também com 1%, e com a fotógrafa Renata Regina (PCB), que não chegou a 1%.

Confira o cenário testado na pesquisa estimulada:

  • Romeu Zema (Novo): 44%
  • Alexandre Kalil (PSD): 33%
  • Carlos Viana (PL): 8%
  • Marcus Pestana (PSDB): 2%
  • Lorene Figueiredo (PSOL): 1%
  • Vanessa Portugal (PSTU): 1%
  • Renata Regina (PCB): 0%
  • Brancos e nulos: 6%
  • Não sabem ou não responderam: 5%