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Consórcio de imprensa suspende realização de debate presidencial em pool

13 dez. 2021 - Lula e Bolsonaro não se comprometeram a participar do debate que estava previsto para 14/9 - Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
13 dez. 2021 - Lula e Bolsonaro não se comprometeram a participar do debate que estava previsto para 14/9 Imagem: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Do UOL, em São Paulo

11/08/2022 18h00Atualizada em 11/08/2022 18h13

O consórcio de veículos de imprensa, que inclui UOL, Folha de S.Paulo, g1, O Globo, O Estado de S. Paulo e Valor, suspendeu nesta quinta-feira (11) a realização de um debate em pool entre candidatos à Presidência da República.

O debate estava marcado para 14 de setembro, em São Paulo, previa reunir os quatro primeiros colocados em pesquisa eleitoral Ipec ou Datafolha da semana anterior ao evento, e ocorreria com a confirmação de ao menos três desses quatro.

O consórcio tomou a decisão de suspender o debate porque os dois primeiros colocados nas últimas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), não se comprometeram, até as 23h59 desta quarta-feira (10), a participar.

Conforme informado em reunião realizada em 3 de agosto entre o consórcio e partidos, as campanhas tinham uma semana para confirmar a participação no debate caso preenchessem o requisito de estar entre os quatro primeiros.

As campanhas de Ciro Gomes (PDT), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe D'ávila (Novo), Pablo Marçal (PROS), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU) confirmaram a participação; José Maria Eymael (DC) não respondeu.

O consórcio de veículos de imprensa lamenta a falta de disposição dos dois candidatos que lideram as pesquisas em debater os problemas e as soluções para o país neste momento importante da democracia brasileira.

O debate tinha o objetivo de estimular um diálogo aprofundado, que revelasse as visões dos candidatos sobre o país e desse a eles a oportunidade de responder a questões de interesse público. Levando isso em conta, o consórcio permanece aberto a voltar a discutir a possibilidade de realização do evento caso haja interesse por parte das campanhas que lideram as pesquisas.