Michelle rege Marcha para Jesus no Rio, e Bolsonaro chama fiéis para 7/9
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, comanda parte da tradicional Marcha de Jesus, que acontece hoje no Centro do Rio. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou os evangélicos para participar de atos em 7 de setembro.
"No próximo dia 7, vamos todos, às 15h, estarmos presentes em Copacabana, onde vamos dar um grito muito forte, dizendo a quem pertence essa nação e o que nós queremos, que é transparência e liberdade", disse ele, do alto de um trio elétrico e em companhia do deputado federal Helio Lopes (PL) e outros correligionários, na tarde deste sábado (13).
De cima do trio, Michelle canta, dança e cumprimenta os fiéis que acompanham o trio elétrico que segue pela Avenida Presidente Vargas, rumo à Praça da Apoteose, onde continuará o evento.
"Eu já fui muito pipoca nessa Marcha. É alegria do Senhor. Que nossa fé seja renovada a cada dia. Declaramos o Rio de Janeiro liberto de todos os espíritos que não vem do Senhor", disse no microfone.
A participação de Michelle Bolsonaro no ato de hoje ocorre após uma semana tumultuada. Ontem, ela foi criticada por tirar uma foto com Juliana Lacerda, esposa de Guilherme de Pádua — condenado por matar a atriz Daniella Perez em 1992.
Já na terça-feira, Michelle e o deputado federal Pastor Marco Feliciano (Republicanos-SP) compartilharam em uma rede social uma publicação que associa religiões de matrizes afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, às "trevas".
O vídeo mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um ritual, realizado no ano passado, em Salvador. "Isso pode, né? Eu falar de Deus, não", escreveu a mulher do presidente Jair Bolsonaro (PL).
No domingo, durante um culto evangélico em Belo Horizonte, Michelle afirmou que o Planalto já foi "consagrado a demônios".
O protagonismo de Michelle em aparições com o marido faz parte de uma estratégia da campanha de reeleição de Bolsonaro. Com um tom religioso, estrategistas do presidente veem Michelle como um trunfo junto aos evangélicos e às mulheres.
Em relação a elas, um dos objetivos é fazer com que Michelle amenize a rejeição da população feminina a Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha publicada no fim de julho, Bolsonaro tem 27% das intenções de voto femininas, contra 46% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário e líder nas pesquisas de intenção de voto.
Oportunidade incrível, diz apoiador
Guilherme Silva Castro, 17, foi um dos fiéis que fotografou o presidente. "Incrivelmente tive essa oportunidade de presenciar um marco na história do Rio de Janeiro. Deus é o Senhor da nação", disse ao UOL.
A Marcha de Jesus 2022 ocorre na Avenida Presidente Vargas no Centro do Rio sob o tema "Família compromisso de todos". O governador do Rio, Cláudio Castro, também participa do evento.
Os fiéis marcam presença com a camisa do evento. Pelo menos, seis trios elétricos ocupam a Presidente Vargas. Os fiéis vestem uma camisa própria do evento e inúmeros trazem a bandeira do Brasil.
Apoiadora do presidente Bolsonaro, Vânia Magalhães 43, veio para Marcha de Jesus, de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos do Rio, com a filha e amigos. Apesar de apoiar o presidente, ela reforçou que o evento é um ato religioso. "É um ato do Senhor, mas estamos felizes com a presença do presidente. É uma honra recebê-lo".
Ao todo, quatro ônibus vieram da Igreja Advec Rio das Ostras 2 para o evento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.