Topo

Esse conteúdo é antigo

Romário chora emocionado após fim do rol taxativo: 'Matava pessoas'

Do UOL, em São Paulo

29/08/2022 20h16

O senador Romário (PL-RJ) se emocionou e chorou no Plenário do Senado hoje após a aprovação simbólica e unânime do projeto de lei que determina às operadoras de planos de saúde a cobertura de tratamentos não incluídos em rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Romário é relator da proposta.

Em discurso, o parlamentar lembrou da filha caçula, Ivy, que tem síndrome de down e disse não ter "caído de paraquedas" no assunto. Romário disse ter sido procurado para "derrubar esse rol taxativo, esse rol que mata as pessoas".

Outros parlamentares e ativistas presentes na sessão aplaudiram e cantaram o nome de Romário. Emocionado, o senador precisou de um lenço para enxugar o rosto.

Todo mundo sabe da nossa luta antiga contra o rol taxativo, o rol que mata, que assassina. Vejam a injusta decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça. Junto com vários colegas parlamentares, na Câmara e no Senado, propusemos projetos que acabassem com a insegurança jurídica que a situação causava [...] Essa é a incansável luta pela vida. Tentaram nos comprar, tentaram nos calar, mas vidas humanas importam
Romário no Senado

O que diz o projeto?

Elaborado após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) estabelecer que o rol de procedimentos da ANS teria caráter taxativo, e em meio à articulação de entidades da sociedade civil para mudar a legislação, o projeto que agora segue à sanção presidencial pode ter repercussão negativa entre as operadoras de planos de saúde.

O texto determina que os planos de saúde cubram tratamentos prescritos por médicos ou dentistas desde que cumpram ao menos uma das exigências: serem comprovadamente eficazes, terem recomendação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) ou por outro órgão de avaliação de tecnologias em saúde de renome internacional.

Segundo o relator do projeto, senador Romário, o estabelecimento de um rol taxativo, que demandaria uma manifestação prévia da ANS sobre cada procedimento, poderia restringir o conjunto de terapias e interromper tratamentos de beneficiários.

Em relatório no domingo, a equipe de analistas do Citi avaliava a aprovação da matéria como negativa para operadoras de planos de saúde, já que provavelmente elevaria a incerteza do risco atuarial para as companhias, enquanto pavimenta o caminho para ainda mais judicialização sobre o tema.

*Com Reuters