7 de setembro: já teve 'imbrochável', 'bundalelê' e 'show das Poderosas'
O Brasil comemora os 200 anos de independência neste 7 de setembro com os tradicionais desfiles cívicos. Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou tom de campanha, puxou gritos de "imbrochável" para si mesmo, sugeriu comparação entre as primeira-damas e terminou com um "uivo" seu discurso na Esplanada dos Ministérios.
Manifestantes, políticos e até militares já mostraram muita criatividade e ousadia nos desfiles patrióticos de 7 de setembro ao longo dos anos, que ganharam força por aqui com a proclamação da República, em 1889. A partir desse ano, os militares conquistaram proeminência na política nacional e passaram a incentivar festas "cívico-militares".
Nos últimos anos, o Bolsonaro transformou os desfiles em uma oportunidade para tentar mostrar força e confrontar os demais poderes. Desta vez, não foi diferente.
Veja curiosidades que já aconteceram nos desfiles de 7 de setembro:
Bundalelê
Em 2013, o bundalelê de um jovem para um policial em Belo Horizonte foi o estopim de um confronto que terminou com vários detidos. Segundo o tenente-coronel Antônio de Carvalho, da Polícia Militar, em princípio somente o homem que fez bundalelê seria detido, mas outros 11 reagiram com pedras e balões de tinta, por isso, também foram conduzidos à delegacia.
Show das Poderosas
Nesse mesmo ano, o repertório da banda do Exército do Rio de Janeiro incluiu a canção "Show das Poderosas", da cantora Anitta. As fardas não foram empecilhos para alguns militares mais empolgados, que não se intimidaram e quase foram até o chão com os versos do funk.
'Papudamóvel'
Também em 2013, um manifestante apelou ao bom humor na festa da Esplanada dos Ministérios, com um 'papudamóvel', referência ao Complexo Penitenciário da Papuda e ao carro utilizado pelo Papa em eventos. O itinerário: Congresso Nacional - Papuda.
Acidente com militares
Militares do Exército se envolveram em um acidente a caminho do desfile de 7 de setembro em Belo Horizonte em 2018. A moto em que eles estavam foi parar debaixo de um caminhão de verduras na avenida Tereza Cristina, no bairro Betânia.
De acordo com a Polícia Militar (PM), eles tiveram ferimentos nas pernas e foram levados para um hospital por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Desfile no posto
Tradição nas comemorações do 7 de Setembro, os desfiles dos veículos das Forças Armadas têm sido utilizados pelo presidente Bolsonaro para incitar seus apoiadores a manifestações contra TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e STF (Supremo Tribunal Federal).
Um levantamento feito pelo UOL, com base em documentos criados por especialistas de instituições militares, mostra que são gastos de R$ 2.635 a R$ 10.248 para abastecer os veículos só para o desfile de 7 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.