Topo

7 de Setembro: Leia na íntegra o discurso de Bolsonaro no DF

Bolsonaro discursa em Brasília nas comemorações do 7 de setembro - Reprodução/Youtube/Flávio Bolsonaro
Bolsonaro discursa em Brasília nas comemorações do 7 de setembro Imagem: Reprodução/Youtube/Flávio Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 13h27Atualizada em 07/09/2022 18h46

Ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, do pastor Silas Malafaia e do empresário Luciano Hang, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez seu primeiro discurso neste 7 de Setembro, em Brasília. Diferente do ano passado, o candidato à reeleição não atacou o STF (Supremo Tribunal Federal), mas adotou um tom eleitoreiro.

Antes de falar com seus apoiadores, o presidente fez citação ao golpe de 1964 durante um café da manhã no Palácio da Alvorada. "A história pode repetir, o bem sempre venceu o mal", disse Bolsonaro ao se referir à ditadura e outros momentos tensos da história do país, como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Em cima de um carro de som, o atual chefe do Executivo voltou a mentir ao dizer que o país tem a gasolina mais barata do mundo e que a economia cresceu, entre outros pontos. Ele puxou um coro de "imbrochável" após citar a esposa, Michelle, e compará-la a outras primeiras-damas. O presidente também a chamou de "princesa".

Leia aqui a íntegra dos discurso do 7 de Setembro em Brasília:

[Público]: Mito, mito, mito!

[Mestre de cerimônia]: Alô Brasil, alô Brasília, quem está orgulhoso de ser brasileiro levanta a mão e dá um grito. Na pegada da adrenalina, cuiabano, mais uma vez, todo mundo levanta a mão para o céu: Deus, Deus, pátria, família, liberdade! Sejam bem-vindos, parabéns pelo bicentenário do Brasil, me orgulho poder estar aqui mais uma vez ao lado do excelentíssimo presidente do país, Jair Bolsonaro, e da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Vamos fazer uma cena linda aqui, as mulheres levantem as mãos aí, por favor. Nós declaramos todo o amor e respeito as mulheres do Brasil!

Vamos fazer uma coisa linda agora, antes de chamar o presidente, como a gente faz nas arenas de rodeio, pessoal do agronegócio em peso aqui. Cadê a galera do agro?

Eu sou brasileiro... na palma... eu sou Bolsonaro, com muito... Quem tem fé em Jesus levanta a mão agora, por favor.

Eu só quero dizer que braço erguido para os céus desse país, do verde e da esperança, do amarelo da riqueza, do azul do céu, do branco da paz. Da paz que nós precisamos nessa nação, porque como diz o presidente, no final da conta, a conta tem que fechar e o bem sempre vai vencer o mal.

Nós só temos a nossa fé, o nosso trabalhou ou a gente faz agora ou a gente se entrega, mas a gente é brasileiro e não desiste nunca!

E vamos puxar daqui para cá uma Ola para movimentar aqui hoje na Esplanada mais de 100 mil pessoas! É o povo brasileiro que clama por liberdade. Aqui na minha frente 100 mil, mas em toda Esplanada chegou os dados: um milhão de pessoas. Um milhão de brasileiros! Um milhão de brasileiros. Levantem as mãos, por favor. Vamos jogar para cá e para lá. Para cá e para lá para cá, para lá... para cá, para lá... é o capitão do povo solta a música aí... lá em cima. Para lá, para cá. Para lá, para cá... música, música, levanta bandeira, levanta seu boné, seu braço, balança Brasil...

[Jingle de campanha]

[Mestre de cerimônia] Em nome de Deus, em nome da família, em nome da liberdade. Levanta o braço todo mundo, como a gente faz, a gente não pode estar aqui se não for para agradecer tudo é por ele, é por Deus. Levanta a mão quem tem fé em Jesus e vocês vão orar a oração que o pai nos ensinou com os braços erguidos para nosso país, para nossa pátria, por que nossa bandeira sempre será verde e amarela e aqui nunca será um comunismo e sim uma democracia!

[Oração do pai nosso]

[Mestre de cerimônia] Levanta a mão para ele, bate palma e dá um gritão aí!

Presidente da República... Silas Malafaia, um dos maiores pregadores, o homem ele não, Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos. E vocês são escolhidos, porque a riqueza do país está no seu povo e a riqueza do homem está na sua família. Que Deus abençoe a todos vocês.

Meu querido daqui a pouco a gente está no Rio de Janeiro, no seu trio elétrico recebendo o presidente. Está aqui Luciano Hang, a primeira-dama. Boa tarde, meu irmão.

[Silas Malafaia]: Povo abençoado do Brasil! Nós somos a maioria, nós temos fé, nós cremos em Deus e a maioria vai derrotar essa cambada que quer voltar a cena do crime.

Nós não vamos ter mais corrupto governando o Brasil. Gente que teme a Deus, que respeita a família, que em favor da vida e da liberdade. 90% do Brasil é de cristãos e eles não vão nos calar! É Bolsonaro outra vez! Deus abençoe a todos! Deus abençoe a todos, Deus abençoe Bolsonaro, Deus abençoe Michelle, Deus abençoe você, Deus abençoe o Brasil!

[Mestre de cerimônias]: Agora uma das figuras mais eloquentes, mais inusitadas, que transforma isso aqui numa alegria. Com vocês um dos maiores empresários do Brasil e do mundo, que tem coragem, tem coragem, Luciano Hang.

[Luciano Hang]: Bom dia, Brasil, aqui quem fala é o véio da Havan. Tenho falado com o presidente que estas eleições são as eleições mais importantes da nossa história. Vamos ver para que caminho vamos levar a nossa família, para caminho do bem ou para caminho do mal, da democracia ou do comunismo, do trabalho ou do desemprego, das drogas ou do bem do Brasil, que todos nós queremos.

Eu gostaria que cada pai, cada mãe, colocasse a mão na consciência, porque vocês estão colocando a sua família no caminho do certo, do bem. Bolsonaro no primeiro turno! No primeiro turno!

Obrigado, obrigado, obrigado!

[Mestre de cerimônias]: Segura para mim um pouquinho. Gente, olha aqui eu sempre costumo dizer que as pessoas diziam antigamente que atrás de um grande homem sempre existiu uma grande mulher, mas eu não concordo com isso. Ao lado de um grande homem sempre vai estar uma excelente, uma grandiosa mulher, ao lado... e eu quero dizer, dizem que o homem é cabeça, mas para mim a mulher é o pescoço, sem pescoço o homem não olha para lugar nenhum, ok?

E outra coisa, respeita as mulheres, porque, bebê, te amo bebê, você grita, lindo, um beijo gata. 50% do mundo, do planeta são mulheres, e os outros cinquenta são os filhos delas. Temos que respeitar.

E eu quero retirar meu chapéu em nome de uma mulher que representa, que alimenta, que sustenta na fé, no amor, na coerência, no caráter, na dedicação, na solidariedade, na voluntariedade, no amor pelo próximo, na fé, com vocês, a maior primeira-dama que esse país já viu, Michelle Bolsonaro.

[Michelle Bolsonaro]: Obrigada! Boa tarde, meu povo lindo! Que alegria, que emoção de ver essa Esplanada lotada de patriotas.

Gente, como é lindo saber que esse momento está reunindo famílias, crianças, pessoas com deficiências, todos no mesmo propósito: resgatar o patriotismo, o amor que Deus colocou no nosso coração pela nossa nação brasileira. Obrigada, queridos, por essa força, por essa energia maravilhosa. Obrigada pelo apoio de cada um de vocês, de todos que saíram de seus estados para estarem aqui ao nosso lado, muito obrigada Brasil.

Obrigada, obrigada pelo apoio, pelo carinho, obrigada pelas orações, pelo momento de intercessão, obrigada por todos aqueles que meditam pelo nosso bem e pelo bem da nossa nação. Estamos aqui lutando pelo bem maior que é a nossa família e a nossa liberdade.

Estamos aqui lutando por princípios e valores que Deus estabeleceu na terra. Não estamos aqui por poder e muito menos por status, estamos aqui para cumprir o chamado e um propósito que Deus estabeleceu para as nossas vidas.

Contamos com apoio de vocês, contamos com a energia boa que vem de vocês, que vocês possam replicar o amor, a paz, a harmonia num dia tão simbólico para nossa nação, que é a independência dela. Nós declaramos que essa nação pertence ao senhor Jesus, nós declaramos que esta nação é abençoada por Deus, o agro é abençoado por Deus, a família ela é abençoada e é projeto de Deus, a vida desde a concepção é o projeto de Deus.

Meus amados, muito obrigada pelo dia de hoje, muito obrigada por essa concentração, que vocês possam voltar para casa com o coração cheio de amor e com a verdade a seu favor, porque nós estamos aqui para lutar pela nossa nação com justiça, verdade e amor. E contra a esses três princípios o inimigo não vai vencer.

Obrigada a todos, que Deus abençoe o nosso Brasil, que Deus abençoe Israel.

[Mestre de cerimônias]: Bom, de verdade, não vou me estender, porque a gente tem novos compromissos e o presidente fez questão de estender aqui para as famílias que estão aqui num projeto único: nós sempre seremos livres, liberdade para pensar, liberdade para trabalhar, liberdade para produzir agronegócio, liberdade para construir, liberdade para proteger a vida e a família.

Com vocês o 38º Presidente da República do país. Um homem que defende Deus, pátria, família, liberdade, a ética, o trabalho, o caráter, o homem imbrochável e incorruptível! Ele, Jair Messias Bolsonaro! Irra!

[Jair Bolsonaro]: Brasil, terra prometida! Brasil, um pedaço do paraíso. A alegria de ser brasileiro, orgulho de ter nascido nessa terra. Cores preferidas? O verde e amarelo. O nosso objetivo: a liberdade eterna.

Tenham certeza mais que oxigênio a nossa liberdade é essencial para nossa vida. Nenhum país do mundo tem o que nós temos, temos tudo para sermos ainda mais felizes ainda, pode ter certeza com a graça de Deus, que me deu uma segunda vida, e pela missão que Deus me deu de comandar nosso país, nós atingiremos juntos o nosso objetivo.

Hoje vocês têm um presidente que acredita em Deus, que respeita seus policiais e seus militares, um governo que defende a família e o presidente que deve lealdade ao seu povo.

Vocês sabem a beira do abismo que o Brasil se encontrava há poucos anos, atolada em corrupção e desmando. Demos uma nova vida a essa Esplanada dos Ministérios com pessoas competentes, honradas e patriotas. Começamos a mudar o nosso Brasil, veio uma pandemia, lamentamos as mortes, veio aquela errada política, do fica em casa que a economia a gente vê depois, enfrentamos também consequências de uma guerra lá fora, quando parecia que tudo estaria perdido para o mundo, eis que o Brasil ressurge.

Bolsonaro deu declarações controversas como "não sou coveiro" quando foi questionado sobre 300 mortes diárias pelo coronavírus no início da pandemia. O Brasil acumula mais de 600 mil óbitos.

Uma economia pujante, com uma gasolina das mais baratas do mundo, com um dos programas sociais mais abrangentes do mundo, que é o Auxílio Brasil, com recorde na criação de empregos, com inflação despencando e com o povo maravilhoso e entendendo aonde o seu país poderá chegar.

O Brasil está em 36º no ranking mundial do preço da gasolina. O Brasil permanece no topo do ranking dos países com maiores taxas de inflação entre as principais economias mundiais, mesmo após o país ter registrado deflação histórica em julho, como informa a Folha de S.Paulo em matéria de agosto deste ano.

Somos uma pátria majoritariamente cristã, que não quer a liberação das drogas, que não quer legalização do aborto, que não admite a ideologia de gênero. Um país que defende a vida desde de sua concepção, que respeita as crianças na sala de aula, que respeita a propriedade privada e que combate a corrupção para valer. Isso não é virtude, é obrigação de qualquer chefe do Executivo.

Por três anos consecutivos, o Brasil perdeu posições no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção. Em 2021, o país estava em 6º lugar entre 15 países da América Latina. Em 2022, caiu para 10º.

Sabemos que temos pela frente uma luta do bem contra o mal, um mal que perdurou por 14 anos em nosso país, que quase quebrou a nossa pátria e que agora deseja voltar a cena do crime. Não voltarão! O povo está do nosso lado! O povo está do lado do bem, o povo sabe o que quer.

A vontade do povo se fará presente no próximo dia 2 de outubro. Vamos todos votar, vamos convencer aqueles que pensam diferente de nós, vamos convencê-los do que é melhor para o nosso Brasil.

Podemos fazer várias comparações, até entre as primeiras damas. Não há o que discutir, uma mulher de Deus, família e ativa na minha vida. Não é o meu lado não, muitas vezes ela está na minha frente e eu tenho falado para os homens solteiros, para os solteiros que estão cansados de serem infelizes: procurem uma mulher, uma princesa, se case com ela para serem mais felizes ainda!

Obrigado, meu Deus, pela minha segunda vida. Obrigado pela missão.

Imbrochável, imbrochável, imbrochável!

Obrigado pela minha segunda vida, pelas mãos de 58 milhões de pessoas para estar a frente do Executivo federal. A missão não é fácil, sabemos que é difícil, mas sempre tenho pedido a ele mais que sabedoria, tenho pedido força para resistir e coragem para decidir.

Podem ter certeza é obrigação de todos jogarem dentro das quatro linhas da nossa Constituição. Com uma reeleição, nós traremos para dentro dessas quatro linhas todos aqueles que ousam ficar fora dela.

Tenho certeza nessa Esplanada, aqui a origem das leis que muda o nosso país. Muito feliz em ter ajudado chegar até vocês a verdade, também demonstrado para vocês que o conhecimento também liberta. Hoje, todos sabem quem é o Poder Executivo, hoje todos sabem o que é a Câmara dos Deputados, todos sabem o que é o Senado Federal e também todos sabem o que é o Supremo Tribunal Federal.

A voz do povo é a voz de Deus. Todos nós mudamos, todos nós nos aperfeiçoamos, todos nós poderemos ser melhores no futuro.

Muito obrigado, meu Deus, por esse momento, por mais esse momento junto com o povo aqui na Esplanada dos Ministérios. Nunca vi um mar tão grande aqui com essas cores verde e amarela. Aqui não tem a mentirosa Datafolha, aqui é o nosso datapovo!

Na última pesquisa Datafolha, divulgada quinta-feira (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecia com 45% das intenções de voto, e Bolsonaro com 32%. Embora tenha citado nominalmente o Datafolha, pesquisas de outros seis institutos mostram Lula à frente do atual presidente.

Aqui a verdade, aqui a vontade de um povo honesto, livre e trabalhador.

Daqui a pouco eu embarco para o Rio de Janeiro e estarei na praia de Copacabana, participando de um evento semelhante a esse, evento que une os brasileiros, dos quatro cantos do país, evento onde entre nós não há qualquer diferença, somos todos iguais, todos nós queremos o bem da nossa pátria, o bem do nosso país.

Tenho certeza que juntos, em outubro, daremos mais um grande passo para o futuro do nosso país e das nossas famílias. Muito obrigado a todos vocês pela oportunidade, pela confiança, pelo carinho e pelo calor, a recíproca é verdadeira. Muito obrigado mais uma vez e até a vitória. Brasil acima de tudo.

[Público]: Deus acima de todos!

[Jair Bolsonaro]: Agora estou indo para Copacabana e o meu grito de despedida para vocês! Irruhuu!