'CPX': Hamilton tira foto segurando modelo de boné que ganhou fama com Lula
O piloto heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu hoje título de cidadão honorário pela Câmara dos Deputados, em homenagem sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE). Após discursar no plenário, Hamilton se encontrou com o jornalista e ativista social Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, jornal que trata sobre o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro e ganhou o boné com a sigla "CPX".
Esse modelo de boné ficou famoso após visita do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda durante a campanha. Lula vestiu o acessório enquanto fazia campanha nas ruas. À época, foi disseminada a desinformação que a sigla faria referência a uma facção criminosa ou à palavra "cupinxa" (que na realidade se escreve com CH e seria utilizada por traficantes). A sigla é a abreviação de "Complexo" e a fake news foi divulgada também pelos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Após o desmentido circular pelas redes sociais, as vendas de bonés "CPX" aumentaram muito segundo os responsáveis por sua confecção e diversos artistas apoiadores de Lula passaram a utilizá-lo como propaganda do petista.
A homenagem de Cidadão Honorário do Brasil se deu especialmente em razão na corrida realizada em Interlagos, em São Paulo, no ano passado. Ao vencer a corrida, Hamilton segurou a bandeira do Brasil ainda dentro de seu carro e se manteve com a bandeira no pódio.
O piloto está em preparação para o GP de Interlagos, deste ano, que será realizado no próximo final de semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.