Topo

Veja os nomes do grupo de transição de Lula

Geraldo Alckmin (PSB), Simone Tebet (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) são nomes do grupo de transição - Arte UOL sobre divulgação
Geraldo Alckmin (PSB), Simone Tebet (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) são nomes do grupo de transição Imagem: Arte UOL sobre divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/11/2022 19h30Atualizada em 18/11/2022 09h15

A equipe do governo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já tem nomes oficializados.

Os primeiros integrantes do grupo foram anunciados na tarde de terça-feira (8) pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), nomeado chefe da transição. A divulgação aconteceu no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, onde são coordenados os trabalhos.

Além de citar nomes que participarão da transição, Alckmin anunciou a criação de 31 grupos técnicos, divididos por tema.

A divisão destes grupos deverá ser semelhante à dos ministérios previstos para o novo governo, mas Alckmin ressaltou que a participação das equipes na transição não significa, necessariamente, que elas estarão no Executivo no ano que vem.

A lista de confirmados tem desde os "pais" do Plano Real, como Pérsio Arida e André Lara Rezende, até a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que ficou em terceiro lugar na corrida pela Presidência e passou a apoiar Lula no segundo turno.

Na quinta-feira (10), foram anunciados nomes como Guido Mantega, ex-ministro da Economia, Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações, e Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco e irmã da vereadora do PSOL, assassinada no Rio de Janeiro em 2018. Mantega, no entanto, deixou o grupo e acusou adversários de quererem tumultuar.

O médico infectologista David Uip chegou a ser anunciado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) para a área de saúde, na quarta-feira (9), mas recusou o convite em razão de assuntos familiares. Uip foi secretário de Saúde de São Paulo no governo Alckmin e coordenou o Centro de Contingência contra a covid-19 no governo de João Doria (sem partido).

Confira abaixo quem são os integrantes da equipe:

Nomes confirmados

Geraldo Alckmin (PSB)

Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e integrantes do PT chegam ao Congresso para discussão do Orçamento 2023 do futuro governo Lula - Fátima Meira/Estadão Conteúdo - Fátima Meira/Estadão Conteúdo
Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin
Imagem: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Vice-presidente eleito, Alckmin foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição, responsável por analisar as contas públicas e preparar as primeiras medidas do governo a partir de 2023.

Simone Tebet (MDB-MS)

29.out.2022 | Caminhada com Simone Tebet na avenida Faria Lima - Ronny Santos/Folhapress/29.out.2022 - Ronny Santos/Folhapress/29.out.2022
Tebet fará parte da equipe de transição
Imagem: Ronny Santos/Folhapress/29.out.2022

A senadora ficará encarregada da área de Desenvolvimento Social da equipe de transição. Tebet disputou as eleições presidenciais e apoiou Lula no segundo turno. Já foi prefeita de Três Lagoas (MS), deputada estadual e vice-governadora do Mato Grosso do Sul.

Pérsio Arida

O economista Pérsio Arida, coordenador econômico da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) - Danilo Verpa/Folhapress - Danilo Verpa/Folhapress
O economista Pérsio Arida
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Conhecido como um dos pais do Plano Real, o economista é estudioso da inflação brasileira e presidiu o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no governo Itamar e o Banco Central no governo FHC.

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante visita ao CCBB em Brasília - Fátima Meira/Estadão Conteúdo/4.nov.2022  - Fátima Meira/Estadão Conteúdo/4.nov.2022
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann
Imagem: Fátima Meira/Estadão Conteúdo/4.nov.2022

Presidente do PT, Gleisi é deputada federal desde 2019. Foi ministra-chefe da Casa Civil no governo Dilma Rousseff (PT) e senadora de 2011 a 2019. Ela vai chefiar a coordenação de articulação política da transição.

Aloizio Mercadante (PT-SP)

O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT-SP) - Mathilde Missioneiro/Folhapress - 28.ago.2022 - Mathilde Missioneiro/Folhapress - 28.ago.2022
O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT-SP)
Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress - 28.ago.2022

Um dos fundadores do PT, Mercadante coordenou o plano de governo de Lula. Ele chefiou três ministérios na gestão Dilma: Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação e Casa Civil. Também foi senador e deputado federal por São Paulo. Mercadante será coordenador dos 31 grupos técnicos da transição.

Floriano Pesaro

Pesaro - Luis Macedo/Câmara dos Deputados - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Floriano Pesaro, ex-deputado federal pelo PSDB e membro da equipe de transição do governo Lula
Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Nome ligado a Alckmin, Floriano Pesaro se elegeu deputado federal pelo PSDB em 2014, mas, no ano seguinte, assumiu o cargo de secretário de desenvolvimento social no governo tucano. Pesaro deixou o posto em abril de 2018 e assumiu o cargo na Câmara até o fim do mandato, em janeiro de 2019. Ele será coordenador executivo da equipe de transição.

Janja da Silva

Janja - Evaristo Sá/AFP - Evaristo Sá/AFP
Rosangela "Janja" da Silva
Imagem: Evaristo Sá/AFP

Esposa de Lula, Janja será a coordenadora da organização da posse do petista, em 1º de janeiro. Militante histórica do PT, a futura primeira-dama teve papel destacado durante a campanha, com falas em comícios e participação em trabalhos de divulgação, como a produção de jingles.

Guilherme Boulos (PSOL-SP)

Boulos - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Guilherme Boulos (PSOL) é cotado para assumir o Ministério das Cidades
Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Eleito deputado federal com mais de um milhão de votos, Boulos deverá participar de discussões sobre cidades e habitação no governo de transição, mas ainda não foi anunciado oficialmente. Lançado à política por meio de sua atuação no MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), ele é cotado para assumir o Ministério das Cidades, que deverá ser recriado por Lula. Integrará o núcleo de Cidades.

João Campos (PSB-PE)

João Campos, prefeito do Recife - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
João Campos, prefeito do Recife
Imagem: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Filho de Eduardo Campos, João é prefeito do Recife desde 2020, quando venceu a disputa contra a prima Marília Arraes. Em 2018, foi eleito deputado federal por Pernambuco. Integrará o núcleo de Cidades.

Márcio França (PSB-SP)

Márcio França (PSB) participa de encontro de Lula e Alckmin em São Paulo - ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO - ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO
O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB)
Imagem: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Ex-governador de São Paulo, França é formado em direito. Já foi deputado federal e vice de Alckmin no governo paulista. França disputou o Senado em São Paulo em outubro, mas foi derrotado pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes (PL). Integrará o núcleo de Cidades.

Raí

Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro - Reprodução/Ballon D'or - Reprodução/Ballon D'or
Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro
Imagem: Reprodução/Ballon D'or

Integrante do núcleo de Esportes, o ex-jogador de futebol brasileiro Raí foi campeão da Copa do Mundo em 1994 pelo Brasil e é ídolo do São Paulo Futebol Clube. Ele é irmão de Sócrates, ex-jogador e ídolo do Corinthians, onde foi um dos fundadores da Democracia Corinthiana.

Neca Setubal

A educadora Maria Alice Setubal (Neca Setubal), presidente da Fundação Tide Setubal, em 2015 - Bruno Santos/Folhapress - Bruno Santos/Folhapress
A educadora Maria Alice Setubal (Neca Setubal), presidente da Fundação Tide Setubal, em 2015
Imagem: Bruno Santos/Folhapress

Uma das herdeiras do banco Itaú, Neca Setubal é socióloga e doutora em psicologia pela PUC. Ela trabalhou anteriormente no Ministério da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso. É integrante do núcleo de Educação.

Márcia Lopes

Márcia Lopes - José Cruz/Agência Brasil - José Cruz/Agência Brasil
Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Professora, assistente social e militante histórica do PT, Márcia Lopes foi ministra de desenvolvimento social e combate à fome em 2010, último ano do governo Lula. Ela vai atuar na área de desenvolvimento social ao lado de Tebet e da também ex-ministra Tereza Campello.

Tereza Campello

Campello - Marcelo Camargo/Folhapress - Marcelo Camargo/Folhapress
Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello
Imagem: Marcelo Camargo/Folhapress

Tereza Campello foi sucessora de Márcia Lopes no comando do ministério do desenvolvimento social e combate à fome. Ela assumiu o cargo em janeiro de 2011, com a posse de Dilma Rousseff, e ficou à frente da pasta por todo o governo Dilma, até o impeachment em maio de 2016.

André Quintão

Quintão - Clarissa Brçante/ALMG - Clarissa Brçante/ALMG
André Quintão (PT), deputado estadual em MG e membro da equipe de transição do governo Lula
Imagem: Clarissa Brçante/ALMG

Assistente social e sociólogo, André Quintão é deputado estadual pelo PT em Minas Gerais desde 2011 e líder da oposição ao governo de Romeu Zema (Novo-MG) no parlamento mineiro. Ele vai atuar na área de desenvolvimento social.

André Lara Resende

23.ago.2022 - O economista André Lara Resende - Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp/23.ago.2022 - Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp/23.ago.2022
O economista André Lara Resende, um dos pais do plano Real
Imagem: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp/23.ago.2022

Economista, Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real. Foi diretor do BC (Banco Central) e presidiu o BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Nelson Barbosa

Nelson Barbosa - Pryscilla K. Dantas/UOL - Pryscilla K. Dantas/UOL
30.mai.2019 - Economista Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, na sede da FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde é professor, em Brasília
Imagem: Pryscilla K. Dantas/UOL

Barbosa é o único membro da equipe econômica anunciada até o momento que já esteve em um governo do PT. Ele comandou o Ministério do Planejamento em 2015, na gestão de Dilma Rousseff. Em seguida passou a chefiar a pasta da Fazenda, cargo que ocupou até maio de 2016.

Guilherme Mello

Guilherme Mello - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Guilherme Mello, professor da Unicamp e assessor econômico da campanha de Lula
Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Outro nome confirmado para a área econômica é o de Guilherme Mello, que foi assessor econômico da campanha de Lula. Professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ele também vai trabalhar na área durante a transição.

Humberto Costa (PT-PE)

Humberto Costa  - Pedro França/Agência Senado - Pedro França/Agência Senado
Senador Humberto Costa
Imagem: Pedro França/Agência Senado

Senador, Costa é médico e foi escolhido para integrar a coordenação temática da saúde — ele foi ministro da área no primeiro governo Lula. Ele também foi secretário de Saúde do Recife, deputado federal e estadual.

Alexandre Padilha (PT-SP)

Alexandre Padilha (PT) - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Alexandre Padilha (PT)
Imagem: Arquivo Pessoal

Médico, Padilha é deputado federal por São Paulo. Foi ministro da Coordenação Política no governo Lula. Já na gestão Dilma, assumiu a pasta da Saúde. Ele é cotado para comandar este mesmo ministério no futuro governo Lula.

José Gomes Temporão

José Gomes Temporão - Divulgação / STF - Divulgação / STF
Ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão
Imagem: Divulgação / STF

Medico sanitarista, Temporão foi ministro da Saúde no segundo governo Lula. Estava à frente da pasta quando, em 2009, houve um surto de H1N1. Em março de 2010, o governo federal iniciou a campanha de vacinação. Em apenas três meses, o Brasil conseguiu vacinar 92 milhões de pessoas.

Arthur Chioro

15.jan.2015 - Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde - Pedro Ladeira/Folhapress - Pedro Ladeira/Folhapress
15.jan.2015 - Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Chioro é médico sanitarista e foi ministro da Saúde no governo Dilma. Filiado ao PT, também foi secretário municipal de saúde de São Vicente (SP) e de São Bernardo do Campo (SP). Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

6.jul.2022 - O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em reunião no Senado Federal. - Geraldo Magela/Agência Senado - Geraldo Magela/Agência Senado
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Líder da oposição no Senado, Randolfe integrará a coordenação do grupo de Desenvolvimento Regional. Professor, já foi deputado estadual e filiado ao PT e ao PSOL. Foi vice-presidente da CPI da Covid. Randolfe fez parte da campanha de Lula à Presidência.

Paulo Bernardo

paulo - Alan Marques/Folhapress - Alan Marques/Folhapress
Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações
Imagem: Alan Marques/Folhapress

Ex-ministro das Comunicações no governo Dilma Rousseff e ex-ministro do Planejamento no governo Lula, Paulo Bernardo fará parte do grupo de Comunicações.

Jorge Bittar (PT-RJ)

jorge - Agência Câmara - Agência Câmara
Jorge Bittar, ex-deputado federal
Imagem: Agência Câmara

Ex-deputado federal, Jorge Bittar defendeu o novo marco regulatório da mídia quando estava na Câmara dos Deputados, em 2014. Fará parte do grupo de Comunicações da transição.

Cesar Alvarez

Ex-secretário do Ministério de Comunicações, Cesar Alvarez fará parte da equipe de Comunicações.

Alessandra Orofino

Orofino - Adriano Vizoni/Folhapress - Adriano Vizoni/Folhapress
Alessandra Orofino é especialista em economia e direitos humanos
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Especialista em economia e direitos humanos formada na Universidade de Columbia, Alessandra Orofino integrará o grupo de Comunicações.

Maria do Rosário (PT-RS)

rosario - Bruno Santos/Folhapress - Bruno Santos/Folhapress
Maria do Rosário, deputada federal (PT-RS)
Imagem: Bruno Santos/Folhapress

Deputada federal, Maria do Rosário foi ministra de direitos humanos e também é professora. Ela integrará a equipe de Direitos Humanos.

Silvio Almeida

silvio - Valdir de Oliveira/FotoArena - Valdir de Oliveira/FotoArena
O advogado e professor Silvio Almeida
Imagem: Valdir de Oliveira/FotoArena

O professor e advogado, Silvio Almeida é reconhecido como um dos grandes especialistas da questão racial no país. Ele fará parte do grupo de Direitos Humanos.

Luiz Alberto Neuquetti

Economista, Luiz Alberto fará parte do núcleo de Direitos Humanos.

Janaína Barbosa de Oliveira

janaina - Reprodução/PT - Reprodução/PT
Janaina é secretária Nacional LGBT do PT
Imagem: Reprodução/PT

Janaína Barbosa de Oliveira é secretária nacional LGBT do PT. Ela fará parte da equipe de Direitos Humanos.

Rubens Linhares Mendonça Lopes

pcd - Divulgação - Divulgação
Rubens Linhares Mendonça Lopes é coordenador nacional do setorial Pessoa Com Deficiência do PT
Imagem: Divulgação

Coordenador do setorial do PT para pessoas com deficiência, Rubens Linhares Mendonça Lopes fará parte da equipe de Direitos Humanos.

Emidio de Souza (PT-SP)

emidio - Reprodução/Alesp - Reprodução/Alesp
Emidio de Souza, deputado estadual
Imagem: Reprodução/Alesp

O deputado estadual Emidio de Souza, que atualmente exerce o segundo mandato em São Paulo, fará parte do grupo de Direitos Humanos.

Nilma Lino Gomes

nilma - Eliza Fiúza/Agência Brasil - Eliza Fiúza/Agência Brasil
Nilma Lino Gomes
Imagem: Eliza Fiúza/Agência Brasil

Ex-ministra de Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes é a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2013. Ela integrará a equipe de Igualdade Racial.

Givânia Maria Silva

racial - Reprodução - Reprodução
Givânia Maria da Silva, doutoranda de Sociologia da Universidade de Brasília
Imagem: Reprodução

Educadora quilombola, Givânia Maria Silva é graduada em Letras e doutoranda de Sociologia da Universidade de Brasília. Fará parte do núcleo de Igualdade Racial.

Douglas Belchior

doug - Júlio César/UOL - Júlio César/UOL
Douglas Belchior fará parte da equipe de transição
Imagem: Júlio César/UOL

Educador e liderança social, Douglas Belchior é cofundador do movimento por educação popular e de combate ao racismo Uneafro Brasil. É membro da Coalizão Negra Por Direitos. Fará parte da equipe de Igualdade Racial.

Thiago Thobias

thiago - Reprodução - Reprodução
Thiago Thobias é advogado e membro da Coalizão Negra Por Direitos
Imagem: Reprodução

Advogado, Thiago Thobias é membro da Coalizão Negra Por Direitos. Ele integrará o grupo de Igualdade Racial.

Ieda Leal

mnu - Reprodução - Reprodução
Ieda Leal é coordenadora do MNU
Imagem: Reprodução

Coordenadora nacional do MNU (Movimento Negro Unificado), a educadora Ieda Leal fará parte do núcleo de Igualdade Racial.

Martvs das Chagas

Martvs - Reprodução - Reprodução
Martvs das Chagas é secretário de Planejamento e Participação Popular de Juiz de Fora (MG)
Imagem: Reprodução

Secretário de Planejamento e Participação Popular de Juiz de Fora (MG), Martvs das Chagas fará parte do grupo de Igualdade Racial.

Preta Ferreira

preta - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Preta Ferreira é ativista e multiartista
Imagem: Reprodução/Instagram

A cantora e atriz Preta Ferreira é defensora dos direitos humanos e integrante do Movimento Sem Teto do Centro e na Frente de Luta por Moradia da cidade de São Paulo. Ela fará parte do núcleo de Igualdade Racial.

Enio Verri (PT-PR)

Enio Verri - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Depuado federal Enio Verri (PT-PR)
Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputado federal, Enio Verri é economista e professor. Ele fará parte do núcleo de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Esther Duek

Economista e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Esther Duek fará parte da equipe de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Antonio Correa de Lacerda

x - Reprodução - Reprodução
Antonio Corrêa de Lacerda é presidente do Conselho Federal de Economia
Imagem: Reprodução

Presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Correa de Lacerda integrará equipe de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Germano Rigotto (MDB)

Germano Rigotto - Divulgação - Divulgação
Germano Rigotto é ex-governador do RS
Imagem: Divulgação

Ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto fará parte da equipe de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

Jackson Schneider

Jackson  - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Jackson Schneider é presidente Embraer
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Executivo da Embraer e ex-presidente da Anfavea, Jackson Schneider integrará o núcleo de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

Rafael Lucchesi

rafael - Reprodução/CNI - Reprodução/CNI
Rafael Lucchesi é diretor-geral do Senai Nacional
Imagem: Reprodução/CNI

Diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi fará parte do time de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

Marcelo Ramos (PSD-AM)

psd - Reprodução - Reprodução
Marcelo Ramos é deputado federal pelo PSD-AM
Imagem: Reprodução

Deputado federal, Marcelo Ramos fará parte do time de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

Tatiana Conceição Valente

Especialista em economia solidária, Tatiana Conceição Valente integrará o grupo de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

Paulo Okamoto

Paulo Okamoto - Reprodução - Reprodução
Paulo Okamoto é ex-presidente do Sebrae e do Instituto Lula
Imagem: Reprodução

Ex-presidente do Sebrae e do Instituto Lula, Paulo Okamoto fará parte do time de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

Paulo Feldmann

Paulo Feldmann - Reprodução - Reprodução
Paulo Feldmann é professor da USP
Imagem: Reprodução

Professor da USP (Universidade de São Paulo), Paulo Feldmann fará parte do núcleo de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

André Ceciliano (PT-RJ)

André Ceciliano - Reprodução/Alerj - Reprodução/Alerj
André Ceciliano é presidente da Alerj
Imagem: Reprodução/Alerj

Presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), o deputado estadual André Ceciliano fará parte do grupo da Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

Anielle Franco

anielle - Divulgação - Divulgação
A jornalista Anielle Franco
Imagem: Divulgação

Diretora do Instituto Marielle Franco e irmã da vereadora assassinada em 2018, a jornalista Anielle Franco integrará a equipe de Mulheres. Anielle também é colunista em Ecoa UOL.

Roseli Faria

roseli - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Roseli Faria é economista e especialista em orçamento público
Imagem: Reprodução/Instagram

A economista Roseli Faria, que também é especialista em orçamento público, integrará o grupo de Mulheres.

Roberta Eugênio

roberta - Reprodução - Reprodução
Roberta Eugênio é pesquisadora do Instituto Alziras e ex-assessora de Marielle Franco
Imagem: Reprodução

Mestra em direito, pesquisadora do Instituto Alziras e ex-assessora de Marielle Franco, Roberta Eugênio integrará o núcleo de Mulheres.

Maria Helena Guarezi

Ex-diretora de Itaipu e amiga pessoal de Janja, Maria Helena Guarezi fará parte do time de Mulheres.

Eleonora Menicucci

eleonora - Reprodução/PT - Reprodução/PT
Eleonora Menicucci , ex-ministra da Secretaria de Política para Mulheres
Imagem: Reprodução/PT

Ex-ministra da Secretaria de Política para Mulheres, Eleonora Menicucci fará parte do grupo de Mulheres.

Aparecida Gonçalves

al - AL-MS - AL-MS
Aparecida Gonçalves é ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher
Imagem: AL-MS

Ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher, Aparecida Gonçalves integrará o núcleo de Mulheres.

Henrique Paim

8.nov.2010 - O secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, durante entrevista do ministro Fernando Haddad após as falhas no Enem 2010, no MEC, em Brasília (DF). - Alan Marques/Folhapress - Alan Marques/Folhapress
Henrique Paim
Imagem: Alan Marques/Folhapress

Foi secretário-executivo do MEC (Ministério da Educação) e presidiu o FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação) antes de ocupar a pasta de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015, no governo Dilma Rousseff (PT). Atualmente é professor da FGV (Fundação Getulio Vargas).Integrará o núcleo de Educação.

Binho Marques

O ex-governador do Acre Binho Marques - Reprodução - Reprodução
O ex-governador do Acre Binho Marques
Imagem: Reprodução

Ex-governador do Acre, Binho Marques é educador e foi consultor da UNICEF na área de Educação. Ele integrará o núcleo de Educação.

Priscila Cruz

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação - Todos Pela Educação - Todos Pela Educação
Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação
Imagem: Todos Pela Educação

Priscila Cruz é presidente-executiva do Todos pela Educação e voz atuante no debate de políticas públicas para educação. Integrará o núcleo de Educação.

Teresa Leitão

Teresa Leitão (PT)  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Teresa Leitão (PT), senadora
Imagem: Reprodução/Facebook

Professora, senadora por Pernambuco e ex-deputada estadual. Integrará o núcleo de Educação.

Ana Moser

capa causadores Ana Moser  - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
A atleta Ana Moser
Imagem: Lucas Seixas/UOL

Ex-atleta de voleibol e primeira medalhista olímpica brasileira, Ana Moser integrará o núcleo de Esporte.

Edinho Silva

28.ago.22 - Edinho Silva durente debate presidencial promovido pelo UOL no primeiro turno - Mathilde Missioneiro/Folhapress - Mathilde Missioneiro/Folhapress
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva
Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress

Edinho é prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social. Integrará o núcleo de Esporte.

Alexandre Silveira

Alexandre Silveira em campanha pelo Senado em Minas Gerais - Divulgação - Divulgação
Alexandre Silveira, senador por Minas Gerais
Imagem: Divulgação

Silveira é senador por Minas Gerais e integrará o núcleo de Infraestrutura.

Rodrigo Neves

16.mai.2018 - Rodrigo Neves, prefeito de Niteroi, em frente ao Santo Grão Café do complexo Morumbi Tower - Adriano Vizoni/Folhapress - Adriano Vizoni/Folhapress
Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niteroi
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Ex-prefeito de Nitetói, Neves irá atuar no núcleo de Cidades.

Nabil Bonduki

15.jul.2016 - Nabil Bonduki participa do velório do cineasta Hector Babenco, na Cinemateca Brasileira, na zona sul de São Paulo - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
O urbanista Nabil Bonduki
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Urbanista e ex-secretário de Cultura de São Paulo, Nabil integrará o núcleo de Cidades.

Juca Ferreira

24.fev.2016 - O ministro da Cultural Juca Ferreira durante encontro com personalidades da área audiovisual na Funarte, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress - Danilo Verpa/Folhapress
O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Ex-ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma Rousseff, Juca Ferreira irá integrar o núcleo de Cultura.

Flávio Dino (PSB-MA)

Dino - Reprodução - Reprodução
O ex-governador e senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino (PSB)
Imagem: Reprodução

Senador eleito, Dino deverá participar da equipe de transição para coordenar a área de Justiça e Segurança Pública. Em entrevista ao UOL, o ex-governador do Maranhão afirmou que sua participação tem como objetivo remover o que chamou de "entulho bolsonarista".

André Janones (Avante-MG)

André Janones foi o terceiro deputado federal mais votado de Minas Gerais em 2018 e apoia Lula na atual eleição - CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS - CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS
André Janones
Imagem: CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Advogado e deputado federal, abriu mão de sua candidatura à Presidência para apoiar Lula no primeiro turno. Ajudou o agora presidente eleito a reformular sua estratégia de comunicação e estará no grupo desta área na transição.

Kátia Abreu (PP-TO)

Senadora Kátia Abreu - Leopoldo Silva/Agência Senado - Leopoldo Silva/Agência Senado
Senadora Kátia Abreu
Imagem: Leopoldo Silva/Agência Senado

Senadora licenciada, Kátia é empresária, pecuarista e foi a ministra da Agricultura, Pecuária ea Abstecimento durante o segundo governo de Dilma. Foi candidata a vice-Presidência na chapa de Ciro Gomes (PDT) em 2018.

Ricardo Galvão (Rede-SP)

Físico e engenheiro, Galvão foi diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ele foi demitido em 2019, após semanas de confronto com o governo de Jair Bolsonaro, que criticou o então diretor por ter divulgado dados mostrando que o desmatamento na Amazônia havia crescido.

Ricardo Galvão, então diretor do Inpe, durante solenidade organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em São José dos Campos em 2018 - Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress - Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress
Ricardo Galvão
Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

Marina Silva (Rede-SP)

Ex-ministra Marina Silva (Rede) foi eleita deputada federal em São Paulo - REUTERS/Carla Carniel - REUTERS/Carla Carniel
Marina Silva
Imagem: REUTERS/Carla Carniel

Deputada federal eleita, Marina já foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula. Foi senadora e fundou seu próprio partido, o Rede Sustentabilidade. Concorreu três eleições presidenciais (2011, 2014 e 2018), mas acabou derrotada.

Miguel Rosseto (PT-RS)

10.Ago.2018 - O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Miguel Rossetto (PT), participa de ato de centrais sindicais em Porto Alegre - Eduardo Teixeira/Estadão Conteúdo - Eduardo Teixeira/Estadão Conteúdo
Miguel Rossetto
Imagem: Eduardo Teixeira/Estadão Conteúdo

Foi ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos Lula e Dilma e ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Trabalho e Previdência Social no governo Dilma. Foi também vice-governador do Rio Grande do Sul durante a gestão de Olívio Dutra.

Cristiano Zanin

Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sessão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) - MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO - MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Cristiano Zanin
Imagem: MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Zanin ganhou notoriedade como advogado de Lula nos processos relacionados à Operação Lava Jato.

Camilo Santana (PT-CE)

Camilo Santana (PT) eleições 2022 - Reprodução Facebook - Reprodução Facebook
Camilo Santana (PT)
Imagem: Reprodução Facebook

Ex-governador do Ceará e senador eleito. É engenheiro agrônomo, foi deputado estadual pelo Ceará e secretário do desenvolvimento agrário e das cidades nos governos Cid Gomes (PDT).

Carlos Minc (PSB-RJ)

Secretário do Meio Ambiente, Carlos Minc, diz que Rio cumprirá meta de despoluir 80% da Baía de Guanabara - Fernando Maia/UOL - Fernando Maia/UOL
Carlos Minc
Imagem: Fernando Maia/UOL

Foi ministro do Meio Ambiente no governo Lula e secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Atualmente é deputado estadual pelo Rio.

Jean-Paul Prates (PT-RN)

Na foto, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) - Geraldo Magela/Geraldo Magela/Agência Senado - Geraldo Magela/Geraldo Magela/Agência Senado
O senador Jean Paul Prates (PT-RN)
Imagem: Geraldo Magela/Geraldo Magela/Agência Senado

É advogado e economista. Assumiu a vaga no Senado deixada por Fátima Bezerra quando ela foi eleita governadora do Rio Grande do Norte. Também foi secretário de Energia do Rio Grande do Norte.

Sonia Guajajara (PSOL-SP)

Sonia Guajajara foi eleita deputada federal por São Paulo - Reprodução - Reprodução
Sonia Guajajara
Imagem: Reprodução

É deputada federal eleita. Líder indígena, foi candidata a vice-Presidência na chapa de Guilherme Boulos nas eleições de 2018.

Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)

O ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes - Marcelo Camargo/Agência Brasil - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-senador, Aloysio foi ministro das Relações Exteriores no governo Temer. Foi um dos tucanos históricos a declararem apoio a Lula nas eleições deste ano. Também foi ministro da Justiça e secretário-geral na gestão FHC e vice-governador de São Paulo no governo Fleury Filho.

Conselho político

Além dos coordenadores da transição, foram oficializados os membros do conselho de transição governamental, formado por representantes de partidos que formaram a coligação de Lula ou deverão fazer parte da base do governo. São os seguintes:

  • Antônio Brito (PSD)
  • Carlos Siqueira (PSB)
  • Daniel Tourinho (AGIR)
  • Felipe Espirito Santo (PROS)
  • Guilherme Ítalo (Avante)
  • Jefferson Coriteac (SD)
  • José Luiz Penna (PV)
  • Juliano Medeiros (PSOL)
  • Luciana Santos (PCdoB)
  • Wesley Diógenes (REDE)
  • Wolney Queiroz (PDT)

Outros nomes

Assessoria Especial da Coordenação de Grupos Técnicos do Gabinete de Transição

  • André Augusto Dantas Motta Amaral
  • André Luís Macagnan Freire
  • Francisco Alexandre Melo Colares
  • Gustavo Caldas Guimarães de Campos
  • Júnior Divino Fideles
  • Elton Bernardo Bandeira de Melo
  • Fernanda Machiaveli Morão de Oliveira

Agricultura, Pecuária e Abastecimento

  • Carlos Favaro - agropecuarista e senador pelo estado de Mato Grosso
  • Evandro Gussi - ex-deputado federal por São Paulo e presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia)
  • Joe Valle - engenheiro florestal e ex-deputado do Distrito Federal
  • Luiz Carlos Guedes - doutor em engenharia agrônoma, foi ministro da Agricultura no governo Lula
  • Neri Geller - produtor rural, empresário. Foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é deputado federal de Mato Grosso
  • Silvio Crestana - professor, físico e pesquisador brasileiro. Foi diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária durante o governo Lula
  • Tatiana Deane de Abreu Sá - doutora em Biologia Vegetal. Foi diretora-executiva da Embrapa de 2005 a 2011

Ciência e Tecnologia

  • Alexandre Navarro - Vice-Presidente da Fundação João Mangabeira e membro da Câmara de Mediação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • André Leandro Magalhães - mestre em Engenharia Aeronáutica, ex-Presidente da DataPrev e da Frente Parlamentar da Ciência e Tecnologia
  • Celso Pansera - ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro. Foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação no governo Dilma
  • Glaucius Oliva - cientista, ex-Reitor da USP e ex-presidente do CNPQ
  • Ildeo de Castro Moreira - professor-doutor do departamento de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
  • Ima Viera - doutora em Ecologia e pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi
  • Iraneide Soares da Silva - Doutora em História Social. Professora da Universidade Estadual do Piaui.
  • Leone Andrade: diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, complexo tecnológico localizado no Polo de Camaçari
  • Luis Manuel Rebelo Fernandes: professor da PUC/RJ e UFRJ, e ex-Presidente da Finep - Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • Luiz Antônio Elias: ex-Secretário-Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia durante o Governo Lula
  • Sérgio Machado Rezende: doutor em Física, ex-Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Lula. Foi presidente da FINEP e Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente em Pernambuco.

Cidades

  • Carmem Silva Ferreira
  • Ermínia Terezinha Menon Maricato
  • Evaniza Lopes Rodrigues
  • Geraldo Magela Pereira
  • Inês da Silva Magalhães
  • Jilmar Augustinho Tatto
  • José Di Filippi Júnior
  • Maria Fernanda Ramos Coelho
  • Moema Isabel Passos Gramacho

Comunicação

  • Antônia Pelegrino - Roteirista e produtora
  • Flávio Silva Gonçalves Diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Já trabalhou no gabinete da diretoria-geral da EBC (Empresa Brasil de Comunicação)
  • Florestan Fernandes Junior - jornalista, comentarista e articulista
  • Helena Chagas - Jornalista e ex-ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil durante o governo Dilma Rousseff.
  • Hélio Doyle - jornalista e ex-secretário de governo, de articulação institucional e da Casa Civil em três governos do DF.
  • João Brant - ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura
  • Laurindo Leal Filho (Lalo) - ex-secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo durante a gestão Luiza Erundina
  • Manuela Dávila - jornalista. Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul, deputada estadual e candidata a vice-presidente da República na eleição de 2018
  • Octávio Costa - jornalista e presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa)
  • Tereza Cruvinel - Jornalista e ex-presidente da EBC no governo Lula.
  • Viviane Ferreira: Advogada, diretora, roteirista, produtora e cineasta brasileira. Ativista do movimento de mulheres negras e fundadora da Odun Filmes.

Desenvolvimento Agrário

  • Célia Watanabe - mestra em gestão de políticas públicas. Pesquisadora em desenvolvimento rural sustentável
  • Elizangela Araújo - coordenadora de Formação e Educação Profissional da Contraf-Brasil/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) do Fórum Baiano da Agricultura Familiar.
  • Givanilson Porfirio da Silva - assessor da Presidência da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares)
  • João Grandão - ex-deputado federal de Mato Grosso do Sul por dois mandatos, já foi deputado estadual e vereador em Dourados
  • José Josivaldo Oliveira - membro da coordenação Nacional do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens)
  • Luis Henrique Gomes de Moura - engenheiro florestal, foi professor substituto da Universidade de Brasília em Educação do Campo. Possui mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e assessor do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra)
  • Maria Josana Lima Oliveira -coordenadora geral da Contraf-Brasil/CUT
  • Pedro Uczai - deputado federal por Santa Catarina, reeleito, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Chapecó
  • Robervone Nascimento - doutora em agronomia. Engenheira agrônoma, servidora do INCRA.
  • Vanderley Ziger - Presidente da Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária)

Desenvolvimento Social e Combate à Fome

  • Isabela Giordano Gil Moreira (Bela Gil)
  • Patrus Ananias de Sousa
  • Reinaldo Takarab
  • Renato Sérgio Jamil Maluf

Desenvolvimento Regional

  • Esther Bemerguy - ex-secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República no governo Lula e ex-secretária de Planejamento e Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento no governo Dilma
  • Helder Barbalho - governador do Pará. Foi ministro da Pesca e Aquicultura e ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer
  • Jonas Paulo Neres - sociólogo, foi coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do estado da Bahia
  • Leandro Antônio Grass Peixoto
  • Otto Alencar - senador pela Bahia, filiado ao PSD e com atuação destacada durante a CPI da Covid. Foi governador, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
  • Raimunda Monteiro - mestre em planejamento de Desenvolvimento Regional, doutora em ciências socioambientais e ex-reitora da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará)
  • Tânia Barcelar - economista reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento regional, foi Secretária Nacional de Políticas Regionais pelo Ministério da Integração Nacional. Atuou na Sudene por mais de 20 anos, tendo sido foi secretária de Planejamento e de Fazenda de Pernambuco.

Direitos Humanos

  • Ariel Castro Alves
  • Eliane Aquino Custódio
  • Isabela Henriques
  • Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva
  • Margarida Cristina de Quadros
  • Maria Luiza Moura Oliveira
  • Maria Vitória Benevides
  • Rubens Linhares Mendonça Lopes
  • Sílvio Luiz de Almeida
  • Wellington Pereira da Silva

Educação

  • Alexandre Schneider - ex-secretário municipal de Educação em São Paulo e pesquisador na FGV
  • Cesar Callegari - ex-secretário de Educação Básica do MEC e ex-secretário municipal de Educação em São Paulo
  • Claudia Costin - diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.
  • Claudio Alex Jorge da Rocha - reitor do IFPA (Instituto Federal do Pará) e presidente do Conif (que reúne os institutos federais)
  • Daniel Cara - professor da USP e membro do comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
  • Fátima Cleide - ex-senadora pelo PT e foi secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia
  • Getúlio Marques Ferreira - secretário de educação do Rio Grande do Norte
  • Heleno Araújo - presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
  • Veveu Arruda - ex-prefeito de Sobral (CE)
  • Karin Adriane Hugo Lucas - ex-secretária adjunta de Educação do município de Hortolândia (SP)
  • Luiz Cláudio Costa - ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e ex-secretário executivo do MEC
  • Macaé Maria Evaristo dos Santos - deputada estadual eleita em MG e ex-secretária de Educação em Belo Horizonte
  • Maria Aparecida da Silva Bento - diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
  • Mônica Sapucaia Machado - advogada e professora de mestrado
  • Paulo Gabriel Soledad Nacif - ex-reitor da UFRB (Universidade Federal do Reconcâvo Baiano) e ex- secretário de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão no MEC
  • Ricardo Marcelo Fonseca - reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e presidente da Andifes (que reúne as universidades federais)
  • Rosa Neide - deputada federal do Mato Grosso pelo PT

Esportes

  • Aliel Machado Bark
  • Gislene Alves do Amaral
  • José Luiz Ferrarezi
  • Marcelo Medeiros Carvalho
  • Maria Isabel Barroso Salgado Alencar
  • Marta de Souza Sobral
  • Mizael Conrado de Oliveira
  • Nádia Campeão
  • Verônica Silva Hipólito

Igualdade Racial

  • Thiago Tobias
  • Yuri Santos Jesus da Silva

Indústria, Comércio e Serviço

  • André Passos Cordeiro
  • José Henrique da Silva
  • Luciano Coutinho
  • Mauro Borges Lemos
  • Uallace Moreira Lima

Infraestrutura

  • Fernandha Batista da Silva
  • Gabriel Muricca Galípolo
  • José Geraldo Torres da Silva
  • Marcus Benício Foltz Cavalcanti
  • Maria do Carmo Rebouças da Cruz
  • Mauricio Muniz Barreto de Carvalho
  • Miriam Aparecida Belchior
  • Paulo Roberto Severo Pimenta
  • Vinicius Marques de Carvalho

Justiça e Segurança Pública

  • Andrei Passos Rodrigues - delegado da Polícia Federal
  • Camila Nunes - doutora em Sociologia pela USP. Professora adjunta da UFABC e pesquisadora colaboradora do NEV (Núcleo de Estudos da Violência) da Universidade de São Paulo.
  • Carol Proner - doutora em Direitos Humanos. Professora de Direito Internacional da UFRJ
  • Gabriel Sampaio - advogado, foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça durante o governo Dilma Rousseff
  • Jaqueline Signoreto - doutora em Sociologia pela USP. Professora da UFSCar. Lidera o grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar.
  • Marcio Elias Rosa - Procurador de Justiça aposentado, ex-secretário de estado da Justiça de São Paulo e ex-presidente da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente).
  • Marco Aurélio Carvalho - advogado especializado em Direito Público
  • Marivaldo Pereira - advogado. Ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Dilma Rousseff
  • Marta Machado - professora da Fundação Getúlio Vargas
  • Omar Aziz - Engenheiro civil, é senador pelo Amazonas. Foi presidente da CPI da Covid.
  • Paulo Teixeira - advogado e deputado federal (PT-SP)
  • Pierpaolo Cruz Bottini - professor de Direito Penal da USP. Foi Secretário da Reforma do Judiciário durante o primeiro mandato do presidente Lula
  • Sheila Carvalho - advogada Internacional de Direitos Humanos, professora e ativista
  • Tamires Gomes Sampaio - advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora na área de segurança pública, política criminal e racismo estrutural. Foi Secretária Adjunta de Segurança Cidadã em Diadema.
  • Wadih Damous - advogado. Ex-presidente da OAB/RJ. Ex-deputado Federal PT/RJ.

Meio Ambiente

  • Isabela Teixeira - bióloga, foi ministra do meio-ambiente (2010-2016), co-presidente do painel de recursos naturais da ONU
  • Jorge Viana - engenheiro florestal, foi governador do Acre e senador pelo mesmo estado e prefeito de Rio Branco.
  • José Carlos Lima da Costa - advogado com especialização em direito ambiental, foi secretario-chefe da casa civil do governo do estado do Pará e deputado estadual pelo mesmo estado.
  • Marilene Correia da Silva Freitas - professora da Universidade Federal do Amazonas, foi reitora da Universidade do Estado da Amazonas
  • Pedro Ivo - ambientalista e dirigente nacional da Rede Sustentabilidade, foi candidato ao Senado
  • Silvana Vitoraci - doutora em educação ambiental, especialista em gestão ambiental, foi gerente da divisão de educação ambiental em Itaipu Binacional

Minas e Energia

  • Anderson Adauto - ministro dos Transportes durante o primeiro mandato do Presidente Lula. Foi prefeito de Uberaba, por dois mandatos de 2005 a 2012 e deputado estadual em Minas por 16 anos, de 1987 a 2003.
  • Deyvid Bacelar - graduado em Administração, com especializações em Gestão de Pessoas, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, também foi representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras (2015-2016)
  • Fernando Ferro - engenheiro, com especialização em Sistemas Elétricos de Potência. Ex-deputado federal pelo estado de Pernambuco
  • Giles Azevedo - geólogo, ex-secretário executivo do Gabinete Pessoal da presidente eleita Dilma Rousseff
  • Guto Quintela - agrônomo de formação, empresário do agronegócio, é membro do conselho diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia
  • Ikaro Chaves - engenheiro eletricista da Eletronorte e Diretor da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras
  • Magda Chambriend: mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e engenheira civil pela UFRJ é coordenadora de pesquisa na FGV Energia. Foi Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012.
  • Mauricio Tolmasquim - engenheiro de produção pela UFRJ é professor titular da COPPE/UFRJ. Foi Secretário-Executivo e Ministro interino do Ministério de Minas e Energia no governo Lula e Presidente da Empresa de Planejamento Energético
  • Nelson Hubner - engenheiro, atua na área de energia. Foi secretário executivo e ministro interino do Ministério de Minas e Energia. Foi, também, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica e presidente do conselho de administração da Light/SA
  • Robson Sebastian Formica - especialista em Energia e Sociedade, integra a Coordenação Nacional do MAB
  • William Nozaki - professor de ciencia politica e economia da Escola de Sociologia e Politica de Sao Paulo e diretor técnico do INEEP (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis)

Mulheres

  • Anne Karolyne Moura de Souza
  • Aparecida Gonçalves
  • Aava Santiago Aguiar
  • Maria Helena Guarezi
  • Roberta Eugênio
  • Roseli Faria
  • Sandrali de Campos Bueno
  • Vilma Maria dos Santos Reis

Pesca

  • Altemir Gregolin - foi ministro da pesca e aquicultura (2006-2011), é veterinário com especialização em administração rural, mestrado em desenvolvimento, agricultura e sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Antonia do Socorro Pena da Gama - professora da UFOPa em Santarém. Doutora em Educação.
  • Carlos Alberto da Silva Leão - foi superintendente de pesca e aquicultura no Pará.
  • Carlos Alberto Pinto dos Santos - secretário-executivo da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Costeiros e Marinhos.
  • Cristiano Wellington Norberto Ramalho - professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em pesca e aquicultura.
  • Ederson Pinto da Silva - foi diretor geral do departamento de pesca, aquicultura, quilombolas e unidades indígenas da secretaria do desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo do Rio Grande do Sul.
  • Flavia Lucena Frédou - professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pos-doutora em ciências da pesca e da aquicultura pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França.
  • João Felipe Nogueira Matias - engenheiro de pesca, doutor em biotecnologia dos recursos pesqueiros, foi secretário de planejamento e ordenamento da aquicultura, do Ministério da Pesca.

Planejamento, Orçamento e Gestão

  • Élvio Lima Gaspar
  • Márcio Gimene
  • Márcio Pochmann

Povos Originários

  • Benki Ashaninka - representante político e xamânico do povo Ashaninka
  • Célia Xakriabá - é uma professora ativista indígena do povo Xakriabá em Minas Gerais. Integra a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. Deputada Eleita por Minas Gerais.
  • Davi Yanomami - um escritor, ator, xamã e líder político yanomami. Atualmente, é presidente da Hutukara Associação Yanomami, uma entidade indígena de ajuda mútua e etnodesenvolvimento.
  • João Pedro Gonçalves da Costa - ex-deputado estadual, ex-senador pelo Amazonas, servidor do Incra aposentado, ex-Superintendente do INCRA e ex-Presidente da Funai.
  • Joenia Wapichana - é uma advogada, sendo primeira mulher indígena a exercer a profissão no Brasil. Joênia é a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal, representando Roraima, durante as eleições de 2018.
  • Juliana Cardoso - educadora, ativista dos movimentos sociais e sindical, vereadora pelo Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo. Foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo.
  • Marcio Meira - Historiador e antropólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará. Foi presidente da Funai entre 2007 e 2012.
  • Marivelton Baré - presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN.
  • Tapi Yawalapiti - é liderança e cacique do povo Yawalapíti da região do alto Xingu.

Previdência Social

  • Alessandro Antonio Stefanutto - procurador federal, ex-Coordenador-Geral de Administração das Procuradorias, ex-chefe da Procuradoria Federal Especializada do INSS (PFE/INSS).
  • Eduardo Fagnani - Professor Doutor do Instituto de Economia da Unicamp, Coordenador da Pós-Graduação em Desenvolvimento, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho, e editor da Revista Política Social e Desenvolvimento.
  • Fabiano Silva - Coordenador na Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, membro da Comissão de Previdência da OAB-SP e da Comissão de Previdência do Conselho Federal da OAB.
  • Jane Peronger - Professora, advogada e doutora em direito previdenciário.
  • Luiz Antonio Adriano da Silva - Secretário-geral nacional do Solidariedade. Militou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e também no Sindicato de Tatuí. Fez parte do Conselho de Assistência Social e do Conselho de Previdência Social.

Relações Exteriores

  • Aldo Faleiro - agrônomo, diplomata, ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência da República nos governos Lula e Dilma.
  • Celso Amorim - professor e diplomata brasileiro. Foi ministro das Relações Exteriores e da Defesa durante os governos Itamar Franco, Lula e Dilma Rousseff
  • Cristovam Buarque - economista, foi governador do Distrito Federal, ex-reitor da Universidade de Brasilia, ex-senador da República, ex-ministro da Educação governo Lula.
  • Mônica Valente - psicóloga, foi Secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores.
  • Pedro Abramovay - advogado, doutor em ciência política, ex-secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça no governo Lula.
  • Romenio Pereira - secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores

Saúde

  • Fernando Pigatto - Presidente do Conselho Nacional da Saúde.
  • Lucia Souto - Presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Médica sanitarista e Pesquisadora da Fiocruz, foi deputada estadual no Rio de Janeiro pelo PPS.
  • Ludhmilla Hajjar - Professora associada da Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora de Cardio-Oncologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e Coordenadora de Cardiologia do Instituto do Câncer do estado de São Paulo
  • Maria do Socorro de Souza - Doutora em educação e em ciências da saúde. É pesquisadora da Fiocruz e foi a primeira mulher a presidir o Conselho Nacional de Saúde.
  • Miguel Srougi - Professor Titular de Urologia da Faculdade de Medicina da USP e da Escola Paulista de Medicina, é uma personalidade de destaque e uma das principais referências nacionais na Oncologia.
  • Nisia Trindade Lima - Cientista social e socióloga, é a atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz. É a primeira mulher a comandar a Fiocruz em 120 anos de história da instituição, tendo sido a mais votada na eleição interna.
  • Regina Fatima Feio Barroso - Doutora em odontologia. Atualmente é Superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA.
  • Roberto Kalil Filho - Médico cardiologista, fundou o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, é diretor clínico do Instituto do Coração (InCor) e professor titular da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP.

Trabalho

  • Adilson Araújo - Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
  • Andre Calistre - Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi Chefe da Assessoria Técnica da Presidência do IPEA e Assessor no Gabinete do Ministro da Secretaria-geral da Presidência da República durante o governo Dilma.
  • Clemente Ganz Lucio - sociólogo, foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
  • Fausto Augusto Junior - Professor universitário e Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
  • Lais Abramo -- socióloga, mestre e doutora em Sociologia pela USP; foi Diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL (2015-2019), Diretora da OIT no Brasil (2005-2015) e Especialista Regional em Gênero e Trabalho da OIT para a América Latina (1999-2005). É autora de diversas publicações obre mercado de trabalho, sindicalismo, desigualdades e relações raciais e de gênero no mundo do trabalho.
  • Miguel Torres - Presidente da Força Sindical, possui uma longa trajetória no movimento sindical e uma vida inteira dedicada às lutas sociais no país.
  • Patricia Vieira Trópia - doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Presidiu a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho no período 2020-2021.
  • Ricardo Patah - Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), também é o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
  • Sandra Brandão - é economista, mestre em Economia pela Unicamp.
  • Sergio Nobre - Presidente Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Também coordenou o Setor Automotivo da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.

Transparência, Integridade e Controle

  • Ailton Cardozo, advogado e Procurador do Estado na Procuradoria Geral do Estado da Bahia

  • Claudia Aparecida de Souza Trindade: Procuradora da Fazenda Nacional desde 1993. Atuou como Coordenadora da Atuação Judicial da Fazenda Nacional perante o STF e como Assessora Parlamentar da PGFN. É Conselheira Seccional da OAB/DF.

  • Cléucio Santos Nunes: Doutor em Direito do Estado pela UnB e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Especialista em Direito Tributário e Processo Tributário pela PUC/SP.

  • Eugênio Aragão: advogado, Subprocurador-Geral da República aposentado, ex-Ministro da Justiça.

  • Jorge Messias: Procurador da Fazenda Nacional, ex-Subsecretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, ex-Consultor Jurídico do MEC e do MCTI.

  • Juliano José Breda: advogado, pós-doutor em Direitos Fundamentais e Democracia pela Universidade de Coimbra.

  • Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho: advogado e ex-ministro de Estado da Controladoria-Geral da União (CGU).

  • Luiz Carlos Rocha (Rochinha): advogado, mestre em direitos fundamentais, ex-Procurador-Geral de Município e ex-Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/PR.

  • Manoel Caetano Ferreira Filho: procurador de Estado aposentado, escritor, Professor da UFPR e advogado.

  • Mauro Menezes: advogado e ex-Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

  • Paulo Henrique Saraiva Câmara: governador de Pernambuco, economista e auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE).

Turismo

  • Arialdo Pinho: ex-secretário da Casa Civil do Ceará. Secretário de Turismo do Estado do Ceará.
  • Chieko Aoki: administradora e empresária do setor hoteleiro
  • Carina Câmara: Superintendente da Secretaria de Estado do Turismo do estado do Piauí
  • Luiz Barreto: sociólogo, foi presidente do Sebrae e ministro do Turismo
  • Marcelo Freixo: professor e deputado federal
  • Veneziano Vital do Rego: advogado e senador
  • Marta Suplicy: psicóloga, psicanalista e sexóloga. Foi prefeita de São Paulo, ministra da Cultura e do Turismo
  • Orsine Oliveira Júnior: ex-secretário de Turismo do Amazonas