Topo

Esse conteúdo é antigo

Aziz: Lula está 'zero' preocupado com relatório de militares sobre urnas

Senador Omar Aziz durante sessão da CPI da Pandemia - ADRIANO MACHADO/REUTERS
Senador Omar Aziz durante sessão da CPI da Pandemia Imagem: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Do UOL, em Brasília

09/11/2022 16h36

O senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou hoje que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está "zero" preocupado com o relatório que será apresentado pelas Forças Armadas em relação à segurança da urna eletrônica.

De acordo com o parlamentar, que foi o chefe dos trabalhos da CPI da Covid (2021), o documento "não diz nada com nada".

Aziz participou hoje de uma reunião entre Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na companhia também do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e de senadores que manifestaram apoio ao próximo governo. O encontro ocorreu na residência de Pacheco, em Brasília.

"Acho que esse relatório do Exército não diz nada com nada. Não tem como provar que houve fraudes", disse ele. "Zero [preocupação]. Nenhum problema. Eu acho que é muito mais para manter a mobilização de alguns que estão em frente aos quartéis."

O relatório das Forças Armadas deve ser apresentado ainda hoje, provavelmente no final da tarde.

Segundo apuração da colunista do UOL Carla Araújo, o documento não apontará fraudes no sistema eleitoral brasileiro, mas citará "lacunas" a serem aperfeiçoadas.

Bolsonaro e seus apoiadores passaram meses fazendo ataques sem provas sobre a segurança e a inviolabilidade das urnas eletrônicas, que, no entanto, nunca foram alvo de fraude desde que foram usadas pela primeira vez em 1996.

Nesse cenário, Bolsonaro passou a citar a fiscalização das Forças Armadas como primordial para concordar com a segurança da eleição. Em outubro, a Defesa informou ao TSE que as Forças Armadas iriam divulgar um relatório sobre a fiscalização do processo eleitoral, incluindo a análise da segurança das urnas eletrônicas, somente depois do segundo turno das eleições.