Topo

Esse conteúdo é antigo

Renan: Ninguém votará contra PEC da Transição; há chance de unanimidade

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/11/2022 10h41

Na avaliação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) a chamada PEC da Transição será aprovada sem dificuldades no Congresso. Cm isso, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia vir a cumprir algumas de suas promessas de campanha como, por exemplo, a continuidade do Auxílio Brasil no valor de R$ 600. Para Renan, a aprovação da PEC é um assunto de "interesse nacional".

"Ninguém votará contra [a PEC da Transição]. Nós corremos um risco de aprovar tanto uma PEC quanto uma Medida Provisória por unanimidade porque está caracterizada como um interesse nacional", afirmou durante participação no UOL News.

O senador ainda afirmou que fazer isso e aprovar uma eventual PEC ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) é essencial. Ele também fez críticas ao atual presidente ao afirmar que Bolsonaro não se preocupou com a continuidade do benefício para o próximo ano.

"Tem que resolver isso ainda no governo Bolsonaro, que não demonstrou nenhum compromisso com a continuidade do pagamento do programa e do acréscimo do Auxílio Brasil ou mesmo a inclusão dessa primeira infância, que é uma medida prometida por Lula que vai ser implementada".

Renan: Orçamento Secreto acaba com Lula se não terminar no governo dele

Durante participação no UOL News, o senador também fez críticas ao orçamento secreto, dizendo que se Lula não acabar com esse tipo de emenda, será o próprio orçamento secreto que irá acabar com o presidente eleito.

"Se o Lula não acabar com o orçamento secreto, o orçamento secreto vai acabar com ele [Lula]. É impraticável você conviver na presidência da República com o orçamento secreto".

Após afirmar que o orçamento secreto "acabou com os investimentos no Brasil", o senador também fez críticas ao atual presidente, Jair Bolsonaro.

"O Bolsonaro deixou de ser presidente a partir do momento em que adotou o orçamento secreto porque ele retira as competências e prerrogativas do governo e transfere o endereço para os pedidos dos entes da Federação para o Congresso Nacional. O presidente não tem função".

Renan: 'Vou continuar ajudando Lula mesmo se ele se aproximar de Lira'

"Eu vou continuar ajudando [mesmo se Lula se aproximar de Arthur Lira]", disse o senador sobre um eventual apoio de Lula e do PT a uma reeleição de Arthur Lira (PP) à presidência do Congresso.

Renan também falou sobre uma eventual aliança com o União Brasil para que seja formada a maior bancada do Senado.

"Há uma possibilidade muito grande de que esses dois partidos venham a formar um bloco, e se esse bloco acontecer será sem dúvida nenhuma o maior bloco do Senado Federal com 20 senadores".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: