Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

PT deixa claro que o MDB está perdoado e não é mais golpista

Colunista do UOL

09/11/2022 09h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta terça-feira (8), falei sobre o convite feito pelo PT para que o MDB componha o conselho político do governo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O convite foi formalizado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, em reunião com o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), em Brasília. No encontro, Gleisi agradeceu o apoio da legenda à campanha de Lula, especialmente o da senadora Simone Tebet (MDB) pelo envolvimento no segundo turno.

Em resposta ao convite, Baleia Rossi disse que o tema será discutido com líderes do partido, mas sinalizou que há, entre os emedebistas, um "espírito colaborativo para isso".

"Fiz algumas ponderações à presidente Gleisi, principalmente em relação a algumas pautas que são caras ao MDB, como a reforma tributária, que é um dos assuntos que nos debruçamos nos últimos três anos", afirmou Rossi. "Temos também uma preocupação com estados e municípios que, por várias medidas que foram tomadas, estão sofrendo com falta de recursos".

A reunião entre Gleisi e Rossi mostra que a "pacificação" proposta pelo PT já começou. Com a formalização do convite, o partido deixa claro que não considera mais o MDB —antigo PMDB— um inimigo golpista. Perdoada, a sigla deixa a lista de envolvidos na saída de Dilma Rousseff da Presidência da República e passa para a lista dos bons e velhos amigos.

Na Live UOL, falamos também sobre o anúncio de oito nomes da equipe de transição do novo governo —feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin; e sobre a reunião do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes com procuradores para discutir eventuais investigações sobre o possível financiamento dos bloqueios golpistas nas estradas.

Com Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.