Topo

Esse conteúdo é antigo

Após campanha, exames apontam garganta de Lula inflamada e descartam tumor

Presidente eleito, Lula passou por exames em São Paulo antes de viajar ao Egito - 10.nov.2022 - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Presidente eleito, Lula passou por exames em São Paulo antes de viajar ao Egito Imagem: 10.nov.2022 - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

12/11/2022 17h08Atualizada em 12/11/2022 19h00

Os exames de rotina do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77, apontaram apenas um quadro de inflamação em sua garganta decorrente do esforço da voz durante a campanha ao Planalto entre agosto e outubro. Outro exame, específico para o monitoramento de tumores, descartou a existência de tumor na laringe do presidente —o presidente se curou de um câncer no órgão em 2011.

Boletim médico divulgado no final da tarde disse que os exames "seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

A orientação médica, segundo apuração do UOL Notícias, foi manter "vida normal", sem prescrição de medicamentos.

O presidente eleito esteve hoje no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para fazer um check-up antes de viajar para o Egito nesta segunda-feira (14), onde participa da COP27. A 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas é um encontro mundial de lideranças para discutir as mudanças climáticas.

Lula foi acompanhado pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.

Fake news sobre a saúde do petista. Lula voltou a ser alvo de mentiras sobre estar com câncer novamente. Um grupo de advogados próximo a Lula encaminhou uma representação ao Cremesp (Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo) pedindo a investigação de um médico acusado de espalhar mentiras a saúde do presidente eleito.

Quais exames foram realizados? Durante o dia, Lula realizou exames de sangue, ecocardiograma e tomografias (coração e pulmão) —todos considerados normais pelos médicos.

Só o exame de nasofibroscopia, que investiga do nariz até a laringe, apontou irritações na garganta. "Alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal", disse o boletim médico.

Na laringe do presidente, foram encontradas manchas brancas, chamadas leucoplasias, que não apresentam sinais de câncer e podem ser removidas por cauterização.

Os médicos também estimularam que o presidente eleito continue com exercícios de fonoaudiologia.

Quais são os próximos compromissos de Lula? Lula foi convidado para a COP27 por autoridades do Egito. No convite, o presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi, o parabenizou pela vitória e diz que quer cooperar com o novo chefe de Estado brasileiro.