Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula não deve anunciar ministro na COP27, diz deputado: 'Muito cedo'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/11/2022 13h48

Na avaliação do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), que participou da COP27 no Egito, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deverá fazer o anúncio de seu ministro do Meio Ambiente durante o evento. Tatto ressaltou, entretanto, que há sim possibilidade de o anúncio acontecer durante o evento.

"Anunciar o nome acho que ainda é muito cedo para ele fazer porque às vezes tem questões internas. O que temos é a segurança de que o Brasil vai enfrentar e vai retomar essa agenda [climática e do meio ambiente]", disse durante participação no UOL News sobre o possível anúncio e também a presença de Lula na COP27.

O deputado ainda destacou que, mais importante do que o anúncio de um ministro, é a própria participação do presidente no evento. "Falam que seria importante o Lula anunciar [o ministro], mas o fato de o Lula ir lá e anunciar que o Brasil vai retomar a agenda ambiental e chamar a responsabilidade de todos os líderes mundiais [é mais importante]".

Tatto ainda afirmou durante a participação no UOL News que Lula deverá escolher seus futuros ministros a partir de muitos diálogos com os setores envolvidos nos ministérios, mas também deixou em aberto a possibilidade de que o próximo ministro do meio ambiente seja anunciado na COP27, apesar de não acreditar que isso irá acontecer.

"Pode até ser que ele anuncie na COP quem vai ser ministro do meio ambiente, mas na minha opinião não há necessidade de ele fazer com urgência [o anúncio] porque a presença dele lá já é um simbolismo enorme para a própria COP", finalizou.

Lula na COP27: É fundamental que Brasil volte para a agenda do clima, diz deputado

"É fundamental que o Brasil volte para a agenda do clima e é essa a expectativa do mundo todo e da própria figura do presidente Lula, porque as próprias COPs não têm avançado muito [na questão ambiental e climática]", disse o deputado sobre a presença de Lula no Egito.

Ele ainda destacou que é de extrema importância que mecanismos internacionais de financiamento atuem ativamente para que as metas estabelecidas pelos países sejam cumpridas.

"São justamente os mecanismos e instrumentos de financiamento que são fundamentais para que os países que precisam, inclusive de apoio tecnológico e de recursos, possam cumprir com aquilo que se comprometeram com a redução da emissão de gases de efeito estufa".

Sakamoto: Silvinei Vasques não tem condições de dirigir a PRF há muito tempo

"Esse pedido de afastamento do diretor-geral da PRF vem atrasado e o Silvinei Vasques já não tem condições de dirigir a Polícia Rodoviária Federal há muito tempo", afirmou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto.

Ele relembrou que Silvinei fez campanha para Bolsonaro em suas redes sociais e também de episódios em que a atuação da PRF foi questionada para criticar a atuação do diretor-geral da PRF em a frente da corporação.

"Essa pessoa não tem condição nenhuma de estar gerindo uma instituição importante como a Polícia Rodoviária Federal, mas infelizmente está lá. Essa pessoa não deveria ocupar um cargo público e não tem condições", finalizou.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: