Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro nomeia de novo Gilson Machado para presidir Embratur por 4 anos

Presidente Jair Bolsonaro (PL) com o então ministro do Turismo, Gilson Machado Neto - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PL) com o então ministro do Turismo, Gilson Machado Neto Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

18/11/2022 08h18Atualizada em 18/11/2022 13h57

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou seu ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto ao cargo de diretor-presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). A nomeação prevê um mandato de quatro anos e foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de hoje.

A decisão sobre a manutenção de Machado no cargo a partir do ano que vem caberá ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem a prerrogativa de exonerar presidentes de autarquias.

Aliado de Bolsonaro e figura conhecida por tocar sanfona em algumas lives promovidas pelo presidente, deixou o Ministério do Turismo para concorrer ao Senado por Pernambuco, mas perdeu a disputa para a pedagoga Teresa Leitão (PT), que obteve 46,12% dos votos — o ex-ministro ficou em segundo lugar, com 29,44%.

O cargo de diretor-presidente da Embratur já havia sido ocupado por Machado entre 2019 e dezembro de 2020, quando saiu da agência para assumir o ministério. Nas redes sociais, Machado compartilha publicações de apoio ao governo de Bolsonaro e críticas a Lula, que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023.

Sou um soldado do presidente e nossa equipe tem sido a mesma desde que passei pela agência e pelo Ministério do Turismo. Um time de técnicos qualificados que joga bem, independente da posição"
Gilson Machado, ex-ministro do Turimo

"Fui coordenador do grupo temático do turismo na transição em 2018, secretário nacional de Florestas, secretário nacional de Ecoturismo, já passei pela Embratur e tenho condições de contribuir muito com o turismo a partir daquela instituição", disse Machado ao UOL.

Hoje, ele divulgou um vídeo no qual afirma que esteve com Bolsonaro nesta sexta e que está "bem" de saúde. Desde a derrota para Lula em 30 de outubro, o presidente só esteve duas vezes ao Palácio do Planalto, a primeira foi no dia seguinte ao segundo turno, quando se reuniu com alguns ministros, como Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (GSI), Paulo Sérgio (Defesa) e Queiroga (Saúde).

Já no dia 3 de novembro, em uma breve passagem pela sede do governo, ele cumprimentou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que fazia no Planalto a primeira reunião da transição de governos com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Na publicação do DOU desta sexta-feira também há a exoneração do então diretor-presidente, Silvio Santos do Nascimento, que havia substituído Gilson Machado em abril de 2022, e sua nomeação a diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.