Topo

Esse conteúdo é antigo

Valdemar diz que Bolsonaro ainda não tem o que falar a apoiadores

Valdemar e Bolsonaro - Reprodução
Valdemar e Bolsonaro Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/11/2022 16h17Atualizada em 29/11/2022 16h17

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou à CNN Brasil que pediu ao presidente da República Jair Bolsonaro (PL) que fizesse uma fala pública direcionada aos seus apoiadores, em especial àqueles que estão manifestando em rodovias e na frente dos quartéis, mas o atual chefe do executivo teria dito que não tem o que falar.

Segundo Valdemar, a conversa aconteceu hoje (29) pela manhã. Os dois se reuniram no Palácio do Planalto. Ainda hoje, pela noite, haverá um jantar do PL de confraternização da atual bancada do partido e os parlamentares eleitos em Brasília.

O jantar terá outra função também: a de discutir lançamento de candidatura própria para a presidência do Senado federal. O senador eleito e ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, seria o nome favorito para tal.

Já na Câmara, o partido deve apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP), coisa que o PT estaria prestes a fazer também.

Para o presidente do PL, Bolsonaro precisa reafirmar a postura de líder, mesmo que agora de oposição. Desde que foi derrotado para o rival, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele apareceu em público poucas vezes, não se pronunciou de forma direta sobre o resultado das eleições e tem tido cada vez menos compromissos oficiais em sua agenda, o que para isso aliados culparam problemas de saúde.

Valdemar Costa Neto ainda disse que o partido vai recorrer da multa de R$ 22 milhões, imposta pelo TSE após o partido defender que boa parte das urnas usadas no segundo turnos fossem desconsideradas por supostas falhas apontadas em um relatório. O documento, no entanto, é dúbio e pouco conclusivo.