Topo

Esse conteúdo é antigo

Chico Alves: Múcio na Defesa mostra que Lula cede às Forças Armadas

Colaboração para o UOL

09/12/2022 08h58Atualizada em 09/12/2022 10h44

O colunista do UOL Chico Alves afirmou, durante participação no UOL News hoje, que a escolha de José Múcio Monteiro como novo ministro da Defesa indica que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz uma concessão às Forças Armadas.

"O nome do José Múcio quer dizer que o governo Lula cede às Forças Armadas num momento em que as Forças precisavam ter um redirecionamento. Os comandantes que vão ser nomeados são nomes reconhecidos por seguirem o básico da vida militar, que é hierarquia, disciplina e discrição. Mas isso não é o bastante", diz o jornalista, que destaca a politização dos militares promovida pelo bolsonarismo.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o presidente eleito e o futuro ministro da Defesa decidiram nomear os oficiais-generais mais antigos na carreira para comandar as Forças Armadas, em uma tentativa de desarmar a resistência e eventual insubordinação de militares.

No Exército, o comando ficará a cargo do general Julio Cesar de Arruda. Assumem as outras Forças o almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica).

"Então tem muito a se mudar nas Forças, e José Múcio para Defesa indica que nada vai mudar", acrescentou Chico Alves.

Haddad na Fazenda indica que o ministro, na verdade, será Lula, analisa Josias

Para o colunista do UOL Josias de Souza, a indicação de Fernando Haddad (PT) para o Ministério da Economia mostra que Lula deve ter influência direta na pasta que será comandada pelo ex-prefeito de São Paulo.

"O nome de Haddad indica que o ministro da Fazenda vai ser o Lula. O Lula deseja, ele já falou isso em uma entrevista, que ele foi eleito e não abre mão de interferir na gestão da política econômica", avaliou o jornalista.

Josias ressalta que o ex-prefeito possui habilidade de negociação política, o que pode ser um benefício no comando da Fazenda. "Haddad quando foi ministro da Educação foi um hábil negociador, [...] vai fazer a mesma coisa na Fazenda. É preciso ver qual equipe ele vai compor. Não me assusta a hipótese de ter um político na Fazenda".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: