Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Madeleine: Apesar de mudanças, orçamento secreto mantém Centrão no poder

Colaboração para o UOL, em Maceió

16/12/2022 13h41

A colunista do UOL Madeleine Lacsko avaliou o projeto aprovado hoje pela maioria do Congresso Nacional que altera as regras do orçamento secreto, e ponderou que, mesmo com essas mudanças, o Centrão ainda mantém poder absoluto herdado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No UOL News, Lacsko classificou o orçamento secreto como uma "vergonha nacional", que será difícil de combater. Para a colunista, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não vai combater essa prática porque, se ele se intrometer nessa área, o Congresso, mais precisamente o Centrão, "acaba com ele".

"Será feita composição política que dará prosseguimento a essa vergonha nacional que é o orçamento secreto", afirmou. "Não tem como tirar esse poder absoluto que o Bolsonaro deu ao Centrão e isso vai quebrar o orçamento, vai no médio prazo minar o poder do presidente, do judiciário, que cederá", completou.

Para Madeleine Lacsko, "as pessoas que estão de boca no orçamento secreto não têm compromisso com o Brasil". Por isso, ela avaliou que ou o STF (Supremo Tribunal Federal) "segura essa e mata no peito ou ficará mais difícil ainda a questão da transição de governo".

Tales: Bolsonaro tenta idiotizar seguidores com 'recados secretos'

O colunista do UOL Tales Faria analisou reportagem do jornalista Leonardo Sakamoto sobre o fato de bolsonaristas enxergarem "recados secretos" do presidente Jair Bolsonaro (PL) para manterem a mobilização na porta dos quartéis, em atos golpistas de inconformismo pela derrota do presidente para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No UOL News, Tales ponderou que essa tentativa de passar supostas mensagens subliminares nada mais é que uma tentativa de Bolsonaro de "idiotizar" os próprios seguidores, que se tornaram espécies de "robôs idiotizados que acreditam em sinais" golpistas do presidente derrotado.

"É o absurdo do absurdo e é o presidente por trás dessa tentativa de idiotizar os seus seguidores. Eles se tornam robôs idiotizados que acreditam em sinais, [porque] o presidente não precisa falar para ele não se comprometer", iniciou o colunista.

"Aí ele [Bolsonaro] vai na frente do Palácio da Alvorada, fica com os braços cruzados, em posição ereta e [subliminarmente] dizendo: 'espere que algo pode acontecer'", completou Tales, ressaltando que é dessa forma que esses bolsonaristas "idiotizados" têm visto as posições recentes do atual chefe do Executivo.

Por fim, Tales Faria destacou que, "com o tempo", esses seguidores vão se questionar se foram "transformados em idiotas e se estão sendo usados", pois "não é possível enganar a todos por todo tempo".

Tales Faria: Comandantes militares saírem antes da posse de Lula seria insubordinação desnecessária

O colunista Tales Faria ponderou que o comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, acertou ao desistir de deixar o cargo no dia 23, antes da posse de Lula. A passagem do comando acontecerá no dia 2 de janeiro.

Conforme Tales, sair antes da posse do petista seria uma "insubordinação desnecessária", sobretudo porque as Forças Armadas já estão com a imagem desgastada perante os brasileiros, porque os atuais comandantes militares "erraram ao deixarem se misturar com Bolsonaro".

"É claro que os comandantes militares não têm que sair antes da posse do presidente, seria uma insubordinação desnecessária, sem resultado. É claro que os muros dos quartéis têm que ser esvaziados, não precisa ser à força, mas tem que tirar de lá, porque são manifestações antidemocráticas, e dão a entender que os militares são coniventes", afirmou.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: