Topo

Esse conteúdo é antigo

Carla Araújo: Lula deve oferecer Ministério das Cidades para Simone Tebet

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/12/2022 13h50Atualizada em 22/12/2022 15h27

A senadora Simone Tebet (MDB) deverá assumir o Ministério das Cidades no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação é da colunista do UOL Carla Araújo, que participou hoje do UOL News.

Duas fontes ligadas ao presidente eleito indicaram que os próximos anúncios de ministros devem ser feitos na próxima terça-feira (27).

"Nesse momento, segundo interlocutores do presidente Lula, o que vai ser oferecido para Simone Tebet para que ela, essa aliada não deixe de ser contemplada, seria essa pasta das Cidades", disse a colunista.

Segundo Carla, o ex-governador de Alagoas e senador eleito Renan Filho (MDB), filho do senador Renan Calheiros (MDB), deverá ocupar o cargo de ministro da Infraestrutura. Filho estava cotado para a pasta das Cidades.

Muitas costuras políticas ainda estão sendo feitas por Lula e seus aliados, mas a colunista destacou a fala do presidente durante o anúncio feito hoje de alguns nomes para alguns ministérios de que pessoas que tiveram coragem de enfrentar "esse governo fascista" serão contempladas de alguma forma.

Joel: Alckmin é 1º nome que compõe imagem de frente ampla do governo Lula

Entre os 16 novos ministros anunciados hoje, Lula indicou um posto para seu vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Ele vai ocupar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O comentarista do UOL News Joel Pinheiro elogiou a escolha e afirmou que Alckmin é o primeiro nome de ministro que passa uma impressão de frente ampla do governo.

Apesar de pontuar que Alckmin integrava a chapa de Lula nas eleições, Joel destacou que ambos possuem visões diferentes, sobretudo na economia.

O Alckmin é alguém que tem uma visão econômica pelo menos que discorda um pouco de certa ala do PT. Imagino que a gente vá ver então esse contraponto dentro do próprio governo com relação, por exemplo, ao comércio exterior e tratados de comércio brasileiros

Sakamoto: Nísia na Saúde é Lula dizendo 'não' para Lira e indicação do centrão

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou que a indicação de Nísia Trindade para comandar o Ministério da Saúde no governo Lula é uma espécie de recado para o centrão e para Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, que tentou "empurrar nomes" para assumirem o comando da pasta.

Colocando o nome da Nísia, o governo Lula finca o pé e fala que não. O Lula chega para o centro e para Arthur Lira e fala: 'saúde não, saúde vai ficar com um nome técnico'

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: