Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres assumirá Segurança do DF

Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública - Antonio Cruz/Agência Brasil
Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil
Caíque Alencar e Weudson Ribeiro

Do UOL, em São Paulo e Brasília

26/12/2022 14h00Atualizada em 26/12/2022 14h48

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, assumirá a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal a partir de janeiro de 2023.

O UOL apurou que Torres aceitou o convite feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), para comandar a pasta ainda no começo de novembro, após fracassar a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro.

Delegado da PF (Polícia Federal) desde 2003, Torres assumiu o Ministério da Justiça em março de 2021, no lugar de André Mendonça. Antes, a pasta havia sido comandada por Sergio Moro (União Brasil).

Durante as eleições, reportagem exclusiva do UOL mostrou que Torres mandou a PF investigar os institutos de pesquisa eleitoral com base em uma representação assinada por Valdemar Costa Neto, presidente do PL (Partido Liberal), de Bolsonaro.

O ministro alegou existir um "histórico de erros absurdos" dos institutos que influenciaria o resultado das eleições ao encaminhar o caso para a corporação dois dias depois do primeiro turno.