Topo

'Covardia', diz Gleisi sobre viagem de Bolsonaro aos EUA

Jair Bolsonaro e Gleisi Hoffmann - Wilson Dias/Agência Brasil e Reprodução
Jair Bolsonaro e Gleisi Hoffmann Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil e Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/12/2022 15h21

Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann criticou a viagem de Jair Bolsonaro aos EUA no seu penúltimo dia de mandato. As declarações foram dadas em entrevista à GloboNews.

    Bolsonaro mostra o que ele é [ao viajar aos EUA]. É a covardia de não enfrentar a situação. Acho que ele deve estar com medo de alguma coisa. Aí, ele sai do país e simplesmente vai embora."

    Já o presidente Lula usou as redes sociais e postou, após o embarque de Bolsonaro, o clipe da música "Tá na Hora do Jair já ir embora".

    Outros destaques da entrevista de Gleisi

    • Gleisi também fez críticas à postura do atual chefe do Executivo "por não reconhecer a derrota" nas eleições.
    • "Ele não tem nenhum espírito democrático", disse hoje à tarde, em entrevista à GloboNews.

    A presidente do PT também minimizou as ameaças de bolsonaristas, que têm usado as redes sociais para incitar eventuais atentados na posse de Lula no dia 1º de janeiro em Brasília.

    Eles [bolsonaristas] fazem [treinamentos com snipers] e postam. Quem quer fazer [um atentado] não posta. Querem criar esse tumulto para dizer que são valentes. Eles são valentões de internet."

    Ela também criticou a postura da polícia nos atos de vandalismo registrados no dia 12 de dezembro, quando manifestantes incendiaram veículos e tentaram invadir o prédio da PF em Brasília. Quatro pessoas foram presas por suspeita de envolvimento nos ataques.

    As pessoas têm que saber que não podem fazer isso [atos de vandalismo] e ficar numa boa. Mas faltou uma ação mais incisiva da polícia [no dia dos ataques] e também para interromper o acampamento em Brasília. Se fosse um movimento social, já tinham entrado com polícia."